Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduarda da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Radetzke, Franciele Siqueira, Da Costa Güllich, Roque Ismael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964
Resumo: A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar.
id FURG-9_dbafa2f64ae887f0534a1199e24414a2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10964
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de CiênciasEducação AmbientalSituações MetodológicasEspaços de ensino.A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1096410.14295/remea.v37i3.10964REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 400-4151517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964/7701Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Eduarda da SilvaRadetzke, Franciele SiqueiraDa Costa Güllich, Roque Ismael2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/10964Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
title Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
spellingShingle Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
Lopes, Eduarda da Silva
Educação Ambiental
Situações Metodológicas
Espaços de ensino.
title_short Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
title_full Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
title_fullStr Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
title_sort Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
author Lopes, Eduarda da Silva
author_facet Lopes, Eduarda da Silva
Radetzke, Franciele Siqueira
Da Costa Güllich, Roque Ismael
author_role author
author2 Radetzke, Franciele Siqueira
Da Costa Güllich, Roque Ismael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduarda da Silva
Radetzke, Franciele Siqueira
Da Costa Güllich, Roque Ismael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Situações Metodológicas
Espaços de ensino.
topic Educação Ambiental
Situações Metodológicas
Espaços de ensino.
description A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964
10.14295/remea.v37i3.10964
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i3.10964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964/7701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 400-415
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787289731072