Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar. |
id |
FURG-9_dbafa2f64ae887f0534a1199e24414a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10964 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de CiênciasEducação AmbientalSituações MetodológicasEspaços de ensino.A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar.Lepidus2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1096410.14295/remea.v37i3.10964REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 400-4151517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964/7701Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Eduarda da SilvaRadetzke, Franciele SiqueiraDa Costa Güllich, Roque Ismael2022-08-30T13:18:08Zoai:periodicos.furg.br:article/10964Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:18:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
title |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
spellingShingle |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências Lopes, Eduarda da Silva Educação Ambiental Situações Metodológicas Espaços de ensino. |
title_short |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
title_full |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
title_fullStr |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
title_sort |
Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências |
author |
Lopes, Eduarda da Silva |
author_facet |
Lopes, Eduarda da Silva Radetzke, Franciele Siqueira Da Costa Güllich, Roque Ismael |
author_role |
author |
author2 |
Radetzke, Franciele Siqueira Da Costa Güllich, Roque Ismael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Eduarda da Silva Radetzke, Franciele Siqueira Da Costa Güllich, Roque Ismael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Situações Metodológicas Espaços de ensino. |
topic |
Educação Ambiental Situações Metodológicas Espaços de ensino. |
description |
A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964 10.14295/remea.v37i3.10964 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i3.10964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10964/7701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 3 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo; 400-415 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787289731072 |