Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5552 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, da segunda autora, realizada a partir de um curso de Educação Ambiental, na modalidade blended learning, com ênfase em resíduos sólidos urbanos. O curso teve como público professores do ensino básico da rede estadual do Paraná. A pesquisa foi conduzida empregando a metodologia da pesquisa-ação. Neste trabalho são apresentados relatos e reflexões sobre várias atividades fomentadas pelo curso e realizadas pelos professores com seus alunos. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados questionários, interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, relatos dos professores e discussões nos encontros presenciais. O curso e as atividades realizadas proporcionaram oportunidades para a sensibilização dos professores, dos pesquisadores e da comunidade escolar, sobre a importância e as possibilidades de inserção da educação ambiental nas práticas pedagógicas. |
id |
FURG-9_dbc623f037e8a0c210066f61f8676359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5552 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learningeducação ambientalpráticas pedagógicasblended learningEste artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, da segunda autora, realizada a partir de um curso de Educação Ambiental, na modalidade blended learning, com ênfase em resíduos sólidos urbanos. O curso teve como público professores do ensino básico da rede estadual do Paraná. A pesquisa foi conduzida empregando a metodologia da pesquisa-ação. Neste trabalho são apresentados relatos e reflexões sobre várias atividades fomentadas pelo curso e realizadas pelos professores com seus alunos. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados questionários, interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, relatos dos professores e discussões nos encontros presenciais. O curso e as atividades realizadas proporcionaram oportunidades para a sensibilização dos professores, dos pesquisadores e da comunidade escolar, sobre a importância e as possibilidades de inserção da educação ambiental nas práticas pedagógicas.Lepidus2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/555210.14295/remea.v32i2.5552REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 380-3961517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5552/3468Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Josmaria Lopes deCanedo, Patricia Lemiszka RibasCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5552Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
title |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
spellingShingle |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning Morais, Josmaria Lopes de educação ambiental práticas pedagógicas blended learning |
title_short |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
title_full |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
title_fullStr |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
title_sort |
Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning |
author |
Morais, Josmaria Lopes de |
author_facet |
Morais, Josmaria Lopes de Canedo, Patricia Lemiszka Ribas Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Canedo, Patricia Lemiszka Ribas Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Josmaria Lopes de Canedo, Patricia Lemiszka Ribas Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental práticas pedagógicas blended learning |
topic |
educação ambiental práticas pedagógicas blended learning |
description |
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, da segunda autora, realizada a partir de um curso de Educação Ambiental, na modalidade blended learning, com ênfase em resíduos sólidos urbanos. O curso teve como público professores do ensino básico da rede estadual do Paraná. A pesquisa foi conduzida empregando a metodologia da pesquisa-ação. Neste trabalho são apresentados relatos e reflexões sobre várias atividades fomentadas pelo curso e realizadas pelos professores com seus alunos. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados questionários, interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, relatos dos professores e discussões nos encontros presenciais. O curso e as atividades realizadas proporcionaram oportunidades para a sensibilização dos professores, dos pesquisadores e da comunidade escolar, sobre a importância e as possibilidades de inserção da educação ambiental nas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5552 10.14295/remea.v32i2.5552 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5552 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i2.5552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5552/3468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 380-396 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785021661184 |