VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vargas, Icléia Albuquerque de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829
Resumo: Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer forma de relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória e libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo a materialização dessas práticas no cotidiano.
id FURG-9_df5672acbe9a4e4816c9e1dd4c607a64
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2829
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOSEducação formalEstímulo dos sentidosPercepção ambiental.Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer forma de relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória e libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo a materialização dessas práticas no cotidiano.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/282910.14295/remea.v22i0.2829REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829/1600Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thaisa Lemos de FreitasVargas, Icléia Albuquerque de2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2829Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
title VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
spellingShingle VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas
Educação formal
Estímulo dos sentidos
Percepção ambiental.
title_short VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
title_full VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
title_fullStr VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
title_full_unstemmed VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
title_sort VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS
author Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas
author_facet Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas
Vargas, Icléia Albuquerque de
author_role author
author2 Vargas, Icléia Albuquerque de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas
Vargas, Icléia Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Estímulo dos sentidos
Percepção ambiental.
topic Educação formal
Estímulo dos sentidos
Percepção ambiental.
description Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer forma de relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória e libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo a materialização dessas práticas no cotidiano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829
10.14295/remea.v22i0.2829
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829/1600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781865447424