Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92006 |
Resumo: | Estudos realizados recentemente sobre percepção e consumo evidenciam que a estratégia de condução de estímulos ambientais em atmosfera de varejo é muito importante para conquistar e manter clientes na sociedade dos dias de hoje. Dentre estes estímulos, o uso de efeitos musicais tem apresentado destaque na hora de gerar impacto no consumidor .Esta pesquisa aborda a realização de um experimento em ambiente real de varejo calçadista da baixa renda brasileira.Foi conduzido o uso de diferentes estímulos musicais dentro da própria loja de calçados localizada em Fortaleza.O objetivo do trabalho era identificar a percepção do consumidor com relação aos diferentes tipos de música e também à ausência de música ambiente. Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica além de uma análise descritiva e aplicada, que adotou como base para o seu questionário o uso da escala adaptada do modelo de Fischer (1974) que segue a teoria de psicologia ambiental. É comprovado, portanto que a percepção do consumidor é influenciada pelo estímulo musical e que há diferenças marcantes entre as percepções geradas pelos diferentes estilos, principalmente em relação à ausência de música e que por fim, os diferentes estilos não afetam a compra por impulso entre homens e mulheres. |
id |
UFOR_d6851936f97504cf767719cc7d8a6df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::92006 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadistaPercepçãoEstímulos musicaisMarketingEstudos realizados recentemente sobre percepção e consumo evidenciam que a estratégia de condução de estímulos ambientais em atmosfera de varejo é muito importante para conquistar e manter clientes na sociedade dos dias de hoje. Dentre estes estímulos, o uso de efeitos musicais tem apresentado destaque na hora de gerar impacto no consumidor .Esta pesquisa aborda a realização de um experimento em ambiente real de varejo calçadista da baixa renda brasileira.Foi conduzido o uso de diferentes estímulos musicais dentro da própria loja de calçados localizada em Fortaleza.O objetivo do trabalho era identificar a percepção do consumidor com relação aos diferentes tipos de música e também à ausência de música ambiente. Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica além de uma análise descritiva e aplicada, que adotou como base para o seu questionário o uso da escala adaptada do modelo de Fischer (1974) que segue a teoria de psicologia ambiental. É comprovado, portanto que a percepção do consumidor é influenciada pelo estímulo musical e que há diferenças marcantes entre as percepções geradas pelos diferentes estilos, principalmente em relação à ausência de música e que por fim, os diferentes estilos não afetam a compra por impulso entre homens e mulheres.Gomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaSilva, Áurio Lúcio Leocádio deOgasavara, Mário HenriqueMurakami, Luiz CarlosUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasAzevedo, Carolina Mapurunga2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92006https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/7629Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 85839porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T19:11:27Zoai::92006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T19:11:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
title |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
spellingShingle |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista Azevedo, Carolina Mapurunga Percepção Estímulos musicais Marketing |
title_short |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
title_full |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
title_fullStr |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
title_full_unstemmed |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
title_sort |
Ambiente de loja: um experimento sobre o impacto de estímulos musicais numa empresa de baixa renda do varejo calçadista |
author |
Azevedo, Carolina Mapurunga |
author_facet |
Azevedo, Carolina Mapurunga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Silva, Áurio Lúcio Leocádio de Ogasavara, Mário Henrique Murakami, Luiz Carlos Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Carolina Mapurunga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Estímulos musicais Marketing |
topic |
Percepção Estímulos musicais Marketing |
description |
Estudos realizados recentemente sobre percepção e consumo evidenciam que a estratégia de condução de estímulos ambientais em atmosfera de varejo é muito importante para conquistar e manter clientes na sociedade dos dias de hoje. Dentre estes estímulos, o uso de efeitos musicais tem apresentado destaque na hora de gerar impacto no consumidor .Esta pesquisa aborda a realização de um experimento em ambiente real de varejo calçadista da baixa renda brasileira.Foi conduzido o uso de diferentes estímulos musicais dentro da própria loja de calçados localizada em Fortaleza.O objetivo do trabalho era identificar a percepção do consumidor com relação aos diferentes tipos de música e também à ausência de música ambiente. Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica além de uma análise descritiva e aplicada, que adotou como base para o seu questionário o uso da escala adaptada do modelo de Fischer (1974) que segue a teoria de psicologia ambiental. É comprovado, portanto que a percepção do consumidor é influenciada pelo estímulo musical e que há diferenças marcantes entre as percepções geradas pelos diferentes estilos, principalmente em relação à ausência de música e que por fim, os diferentes estilos não afetam a compra por impulso entre homens e mulheres. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92006 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/7629 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 85839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437295041380352 |