INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molisani, Mauricio Mussi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806
Resumo: O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema.
id FURG-9_e271223fbcbf5acd76dba70558b53b6e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2806
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUALPercepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/280610.14295/remea.v22i0.2806REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806/1581Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolisani, Mauricio Mussi2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2806Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
title INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
spellingShingle INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
Molisani, Mauricio Mussi
Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.
title_short INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
title_full INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
title_fullStr INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
title_full_unstemmed INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
title_sort INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
author Molisani, Mauricio Mussi
author_facet Molisani, Mauricio Mussi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molisani, Mauricio Mussi
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.
topic Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.
description O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806
10.14295/remea.v22i0.2806
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806/1581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781831892992