INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806 |
Resumo: | O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema. |
id |
FURG-9_e271223fbcbf5acd76dba70558b53b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2806 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUALPercepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema.Lepidus2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/280610.14295/remea.v22i0.2806REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806/1581Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolisani, Mauricio Mussi2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2806Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
title |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
spellingShingle |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL Molisani, Mauricio Mussi Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental. |
title_short |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
title_full |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
title_fullStr |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
title_full_unstemmed |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
title_sort |
INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL |
author |
Molisani, Mauricio Mussi |
author_facet |
Molisani, Mauricio Mussi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molisani, Mauricio Mussi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental. |
topic |
Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental. |
description |
O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806 10.14295/remea.v22i0.2806 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2806/1581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781831892992 |