AMAZÔNIA, ENTRE UM OLHAR CIENTÍFICO E UM OLHAR AMAZÔNIDA: PISTAS PARA UM PROCESSO EDUCATIVO QUE INICIA COM AS PREOCUPAÇÕES LOCAIS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2949 |
Resumo: | A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo. |
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