Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3797 |
Resumo: | A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo. |
id |
FURG_e66b6e909c0db329ff0e25edd4391559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3797 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locaisAmazôniaDiscursosEnsino de ciênciasAmazonScience educationDiscoursesA região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo.The Amazon region has achieved global prominence both by its length and by its sociobiodiversity. The aim of this paper is to know how the basic education teachers perceive circulating discourses on Amazon. The research, a qualitative approach, presented as a methodological tool projective semi structured interview. We observed that teacher' knowledge on the Amazon, are relevant and strongly marked by the history of the region. We affirm this because the records analyzed are permeated with thoughts about the processes of domination and exploitation which the Amazon was submitted. Teachers incorporate multiple dimensions in the discussion about development. Based on analysis of these discourses on Amazon, development and sustainability, it is essential that the science education adopts the perspective that discusses the relationship between Science, Technology and Society (STS) in a historical approach, to thereby establish conditions for a critical education, empowering teachers and students for decision making.2013-09-17T14:59:54Z2013-09-17T14:59:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3797porVasconcelos, Elizandra Rêgo deFreitas, Nádia Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-17T14:59:54Zoai:repositorio.furg.br:1/3797Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-17T14:59:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
title |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
spellingShingle |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Amazônia Discursos Ensino de ciências Amazon Science education Discourses |
title_short |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
title_full |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
title_fullStr |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
title_full_unstemmed |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
title_sort |
Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais |
author |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de |
author_facet |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia Discursos Ensino de ciências Amazon Science education Discourses |
topic |
Amazônia Discursos Ensino de ciências Amazon Science education Discourses |
description |
A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-17T14:59:54Z 2013-09-17T14:59:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013. 1517-1256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3797 |
identifier_str_mv |
VASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013. 1517-1256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187235432890368 |