Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Freitas, Nádia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3797
Resumo: A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo.
id FURG_e66b6e909c0db329ff0e25edd4391559
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3797
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locaisAmazôniaDiscursosEnsino de ciênciasAmazonScience educationDiscoursesA região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo.The Amazon region has achieved global prominence both by its length and by its sociobiodiversity. The aim of this paper is to know how the basic education teachers perceive circulating discourses on Amazon. The research, a qualitative approach, presented as a methodological tool projective semi structured interview. We observed that teacher' knowledge on the Amazon, are relevant and strongly marked by the history of the region. We affirm this because the records analyzed are permeated with thoughts about the processes of domination and exploitation which the Amazon was submitted. Teachers incorporate multiple dimensions in the discussion about development. Based on analysis of these discourses on Amazon, development and sustainability, it is essential that the science education adopts the perspective that discusses the relationship between Science, Technology and Society (STS) in a historical approach, to thereby establish conditions for a critical education, empowering teachers and students for decision making.2013-09-17T14:59:54Z2013-09-17T14:59:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3797porVasconcelos, Elizandra Rêgo deFreitas, Nádia Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-17T14:59:54Zoai:repositorio.furg.br:1/3797Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-17T14:59:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
title Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
spellingShingle Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Amazônia
Discursos
Ensino de ciências
Amazon
Science education
Discourses
title_short Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
title_full Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
title_fullStr Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
title_full_unstemmed Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
title_sort Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais
author Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
author_facet Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Discursos
Ensino de ciências
Amazon
Science education
Discourses
topic Amazônia
Discursos
Ensino de ciências
Amazon
Science education
Discourses
description A região Amazônica tem alcançado destaque mundial, tanto por sua extensão, pois perpassa vários países que compõem a América do Sul, inclusive o Brasil, quanto pela sociobiodiversidade que apresenta. O objetivo desse artigo é conhecer como os professores da educação básica percebem discursos que circulam sobre a Amazônia. A pesquisa é qualitativa e tem como como instrumento metodológico a entrevista projetiva semiestruturada. As análises revelaram discrepâncias entre o discurso científico e o desejo dos amazônidas. De modo que resquícios de uma ciência moderna puderam ser identificados no modo como os cientistas se posicionaram sobre o desenvolvimento, que se mostrou diferente da compreensão que os sujeitos da pesquisa têm do mesmo processo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-17T14:59:54Z
2013-09-17T14:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3797
identifier_str_mv VASCONSELOS, Elizandra Rêgo de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2949/1906>. Acesso em: Ago 2013.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187235432890368