A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Alessandra Batista de Godoi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Royer, Marcia Regina, Nagashima, Lucila Akiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7424
Resumo: A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os indivíduos. Na política nacional, são importantes padrões: a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a EA, e o Decreto nº 4.281/02, que a regulamenta. Com base nestes marcos legais, foi investigado se a formação docente está adequada para o ensino da EA de forma transdisciplinar. Para tanto, buscou-se dados de formação, práticas e concepções que pudessem mostrar se a prática condiz com o estabelecido e, se sim, em que condições. Por meio de questionário online, numa pesquisa qualitativa, os resultados serviram para caracterizar o grupo e indicaram informações que não afiançam sua viabilização e desígnios. Quando ocorre, em sua maioria, limita-se ao meio ambiente e a sustentabilidade. Environmental Education (EE), in its political, economic, social and cultural character, is indispensable for education and citizenship, due to its inherent right to all individuals. In national policy, there are important standards: Law n. 9,795/99, which provides for EE, and Decree n. 4.281/02, which regulates it. Based on these legal frameworks, it was investigated whether teacher education is adequate for the teaching of EE in a transdisciplinary way. Thus, it was researched data, practices and concepts that could show if the practice is consistent with what is established and, if so, under what conditions. Through an online questionnaire, in a qualitative research, the results served to characterize the group and indicated information that does not assure its viability and purpose. When it occurs, most are limited to the environment and sustainability. La Educación Ambiental (EA), en su carácter político, económico, social y cultural, es indispensable para la educación y ciudadanía, por su naturaleza de derecho inherente a todos los individuos. En la política nacional, son importantes normas: la Ley nº 9.795/99, que dispone sobre la EA, y el Decreto nº 4.281/02, que la reglamenta. Con base en estos marcos legales, fue investigado si la formación docente está adecuada para la enseñanza de la EA de forma transdisciplinaria. Para eso, se buscó datos de formación, prácticas y concepciones que pudieran demostrar si la práctica concuerda con lo establecido y, si sí, en qué condiciones. Por medio de un cuestionario online, en una encuesta cualitativa, los resultados sirvieron para caracterizar al grupo e indicaron informaciones que no aseguran su viabilización y designios. Cuando ocurre, en su mayoría, se limita al medio ambiente y la sostenibilidad.
id FURG-9_e5ecbff00f67edc56959cc6c7f598daa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7424
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticasMeio ambienteFormação de professoresPrática docente.A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os indivíduos. Na política nacional, são importantes padrões: a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a EA, e o Decreto nº 4.281/02, que a regulamenta. Com base nestes marcos legais, foi investigado se a formação docente está adequada para o ensino da EA de forma transdisciplinar. Para tanto, buscou-se dados de formação, práticas e concepções que pudessem mostrar se a prática condiz com o estabelecido e, se sim, em que condições. Por meio de questionário online, numa pesquisa qualitativa, os resultados serviram para caracterizar o grupo e indicaram informações que não afiançam sua viabilização e desígnios. Quando ocorre, em sua maioria, limita-se ao meio ambiente e a sustentabilidade. Environmental Education (EE), in its political, economic, social and cultural character, is indispensable for education and citizenship, due to its inherent right to all individuals. In national policy, there are important standards: Law n. 9,795/99, which provides for EE, and Decree n. 4.281/02, which regulates it. Based on these legal frameworks, it was investigated whether teacher education is adequate for the teaching of EE in a transdisciplinary way. Thus, it was researched data, practices and concepts that could show if the practice is consistent with what is established and, if so, under what conditions. Through an online questionnaire, in a qualitative research, the results served to characterize the group and indicated information that does not assure its viability and purpose. When it occurs, most are limited to the environment and sustainability. La Educación Ambiental (EA), en su carácter político, económico, social y cultural, es indispensable para la educación y ciudadanía, por su naturaleza de derecho inherente a todos los individuos. En la política nacional, son importantes normas: la Ley nº 9.795/99, que dispone sobre la EA, y el Decreto nº 4.281/02, que la reglamenta. Con base en estos marcos legales, fue investigado si la formación docente está adecuada para la enseñanza de la EA de forma transdisciplinaria. Para eso, se buscó datos de formación, prácticas y concepciones que pudieran demostrar si la práctica concuerda con lo establecido y, si sí, en qué condiciones. Por medio de un cuestionario online, en una encuesta cualitativa, los resultados sirvieron para caracterizar al grupo e indicaron informaciones que no aseguran su viabilización y designios. Cuando ocurre, en su mayoría, se limita al medio ambiente y la sostenibilidad.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa; Questionárioapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/742410.14295/remea.v35i1.7424REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 112-1311517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7424/5186Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Alessandra Batista de GodoiRoyer, Marcia ReginaNagashima, Lucila Akiko2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7424Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
title A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
spellingShingle A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
Branco, Alessandra Batista de Godoi
Meio ambiente
Formação de professores
Prática docente.
title_short A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
title_full A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
title_fullStr A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
title_full_unstemmed A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
title_sort A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticasTeacher training for the environmental education: investigating knowledge and practicesLa formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas
author Branco, Alessandra Batista de Godoi
author_facet Branco, Alessandra Batista de Godoi
Royer, Marcia Regina
Nagashima, Lucila Akiko
author_role author
author2 Royer, Marcia Regina
Nagashima, Lucila Akiko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Alessandra Batista de Godoi
Royer, Marcia Regina
Nagashima, Lucila Akiko
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Formação de professores
Prática docente.
topic Meio ambiente
Formação de professores
Prática docente.
description A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os indivíduos. Na política nacional, são importantes padrões: a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a EA, e o Decreto nº 4.281/02, que a regulamenta. Com base nestes marcos legais, foi investigado se a formação docente está adequada para o ensino da EA de forma transdisciplinar. Para tanto, buscou-se dados de formação, práticas e concepções que pudessem mostrar se a prática condiz com o estabelecido e, se sim, em que condições. Por meio de questionário online, numa pesquisa qualitativa, os resultados serviram para caracterizar o grupo e indicaram informações que não afiançam sua viabilização e desígnios. Quando ocorre, em sua maioria, limita-se ao meio ambiente e a sustentabilidade. Environmental Education (EE), in its political, economic, social and cultural character, is indispensable for education and citizenship, due to its inherent right to all individuals. In national policy, there are important standards: Law n. 9,795/99, which provides for EE, and Decree n. 4.281/02, which regulates it. Based on these legal frameworks, it was investigated whether teacher education is adequate for the teaching of EE in a transdisciplinary way. Thus, it was researched data, practices and concepts that could show if the practice is consistent with what is established and, if so, under what conditions. Through an online questionnaire, in a qualitative research, the results served to characterize the group and indicated information that does not assure its viability and purpose. When it occurs, most are limited to the environment and sustainability. La Educación Ambiental (EA), en su carácter político, económico, social y cultural, es indispensable para la educación y ciudadanía, por su naturaleza de derecho inherente a todos los individuos. En la política nacional, son importantes normas: la Ley nº 9.795/99, que dispone sobre la EA, y el Decreto nº 4.281/02, que la reglamenta. Con base en estos marcos legales, fue investigado si la formación docente está adecuada para la enseñanza de la EA de forma transdisciplinaria. Para eso, se buscó datos de formación, prácticas y concepciones que pudieran demostrar si la práctica concuerda con lo establecido y, si sí, en qué condiciones. Por medio de un cuestionario online, en una encuesta cualitativa, los resultados sirvieron para caracterizar al grupo e indicaron informaciones que no aseguran su viabilización y designios. Cuando ocurre, en su mayoría, se limita al medio ambiente y la sostenibilidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa; Questionário
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7424
10.14295/remea.v35i1.7424
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7424
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7424/5186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 112-131
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786110083072