Formación docente en la sociedad del conocimiento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguerrondo, Inês
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035
Resumo: O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.
id FCC-2_7bec30e895ab647cb60b6bc7a108181e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2035
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Formación docente en la sociedad del conocimientoFormação de ProfessoresInovação PedagógicaPrática de EnsinoAprendizagemO presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.Fundação Carlos Chagas2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203510.18222/eae204420092035Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 363-3871984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035/1994Aguerrondo, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2035Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:16Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formación docente en la sociedad del conocimiento
title Formación docente en la sociedad del conocimiento
spellingShingle Formación docente en la sociedad del conocimiento
Aguerrondo, Inês
Formação de Professores
Inovação Pedagógica
Prática de Ensino
Aprendizagem
title_short Formación docente en la sociedad del conocimiento
title_full Formación docente en la sociedad del conocimiento
title_fullStr Formación docente en la sociedad del conocimiento
title_full_unstemmed Formación docente en la sociedad del conocimiento
title_sort Formación docente en la sociedad del conocimiento
author Aguerrondo, Inês
author_facet Aguerrondo, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguerrondo, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Inovação Pedagógica
Prática de Ensino
Aprendizagem
topic Formação de Professores
Inovação Pedagógica
Prática de Ensino
Aprendizagem
description O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035
10.18222/eae204420092035
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035
identifier_str_mv 10.18222/eae204420092035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035/1994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 363-387
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 363-387
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 363-387
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420194533377