Formación docente en la sociedad del conocimiento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035 |
Resumo: | O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes. |
id |
FCC-2_7bec30e895ab647cb60b6bc7a108181e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2035 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Formación docente en la sociedad del conocimientoFormação de ProfessoresInovação PedagógicaPrática de EnsinoAprendizagemO presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.Fundação Carlos Chagas2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203510.18222/eae204420092035Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 363-387Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 363-3871984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035/1994Aguerrondo, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2035Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:16Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
title |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
spellingShingle |
Formación docente en la sociedad del conocimiento Aguerrondo, Inês Formação de Professores Inovação Pedagógica Prática de Ensino Aprendizagem |
title_short |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
title_full |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
title_fullStr |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
title_full_unstemmed |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
title_sort |
Formación docente en la sociedad del conocimiento |
author |
Aguerrondo, Inês |
author_facet |
Aguerrondo, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguerrondo, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Inovação Pedagógica Prática de Ensino Aprendizagem |
topic |
Formação de Professores Inovação Pedagógica Prática de Ensino Aprendizagem |
description |
O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035 10.18222/eae204420092035 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204420092035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2035/1994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 363-387 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 363-387 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 363-387 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 363-387 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420194533377 |