FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo. |
id |
FURG-9_ec6ad1a9ee8a87a97369852ef4005e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2838 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.Lepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283810.14295/remea.v22i0.2838REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838/1608Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniela BertolucciCavalari, Rosa Maria Feiteiro2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2838Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Campos, Daniela Bertolucci Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica. |
title_short |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Campos, Daniela Bertolucci |
author_facet |
Campos, Daniela Bertolucci Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Daniela Bertolucci Cavalari, Rosa Maria Feiteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica. |
topic |
Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica. |
description |
Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838 10.14295/remea.v22i0.2838 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838/1608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781882224640 |