FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Bertolucci
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838
Resumo: Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.
id FURG-9_ec6ad1a9ee8a87a97369852ef4005e7a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2838
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.Lepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283810.14295/remea.v22i0.2838REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838/1608Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Daniela BertolucciCavalari, Rosa Maria Feiteiro2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2838Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Campos, Daniela Bertolucci
Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.
title_short FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Campos, Daniela Bertolucci
author_facet Campos, Daniela Bertolucci
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author_role author
author2 Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniela Bertolucci
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.
topic Educação ambiental. Fenomenologia. Hermenêutica.
description Este artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das contribuições das correntes filosóficas Fenomenologia e Hermenêutica a respeito das relações sociedade - natureza, sujeito-objeto, seus pontos complementares e divergentes, bem como seus limites e possibilidades para a Educação Ambiental. Para tanto, abordaremos aspectos da Fenomenologia a partir das contribuições de Edmond Husserl e da Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer. Tais correntes filosóficas influenciaram diversos autores, que têm procurado estabelecer relações entre estas correntes filosóficas e a Educação Ambiental. Tendo em vista que a Educação Ambiental encontra-se em um período de consolidação teórica e epistemológica, entendemos que a Fenomenologia e a Hermenêutica podem contribuir para a fundamentação teórica e metodológica do campo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838
10.14295/remea.v22i0.2838
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2838/1608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781882224640