La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez, Ivan Borroto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Marília Andrade Torales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8937
Resumo: La investigación buscó analizar las características y las acciones de tres museos de historia natural localizados en la región sur de Brasil e identificar sus potencialidades de trabajo en relación a la Educación Ambiental. A partir de una un abordaje cualitativo, para la colecta de información se usó un cuestionario, que abordó cuestiones relacionadas con la estructura organizativa de los museos y sus acciones educativas. Además, se utilizó información proveniente de las páginas web de las instituciones, lo que contribuyó a una mayor riqueza y al cruce de información. Los resultados apuntan al desarrollo de una Educación Ambiental identificada con la presentación de la biodiversidad y sus amenazas, mediante el modelo didáctico tradicional. A pesquisa buscou analisar as características e as ações de três museus de história natural localizados na região sul do Brasil e identificar suas potencialidades de trabalho em relação a Educação Ambiental. A partir de uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados foi feita a aplicação de um questionário contendo questões relacionadas com a estrutura organizativa dos museus e suas ações educativas. Além disto, foram utilizadas informações disponíveis nas páginas web das instituições para complementar e enriquecer o cruzamento dos dados. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma educação ambiental identificada com a apresentação da biodiversidade e suas ameaças mediante um modelo didático tradicional. The research sought to analyze the characteristics and actions of three natural history museums located in the southern region of Brazil and to identify their potential for work in relation to Environmental Education. From a qualitative approach, a questionnaire was used to gather information, which addressed issues related to the organizational structure of museums and their educational actions. In addition, information from the web pages of the institutions was used, which contributed to enrich and the crossing of information. The results point to the development of an environmental education identified with the presentation of biodiversity and its threats, through the traditional didactic model.
id FURG-9_f1d480d85770ed3b7f58b3bb86a820d4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8937
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazileducación ambientalmuseo de historia naturalacciones educativasLa investigación buscó analizar las características y las acciones de tres museos de historia natural localizados en la región sur de Brasil e identificar sus potencialidades de trabajo en relación a la Educación Ambiental. A partir de una un abordaje cualitativo, para la colecta de información se usó un cuestionario, que abordó cuestiones relacionadas con la estructura organizativa de los museos y sus acciones educativas. Además, se utilizó información proveniente de las páginas web de las instituciones, lo que contribuyó a una mayor riqueza y al cruce de información. Los resultados apuntan al desarrollo de una Educación Ambiental identificada con la presentación de la biodiversidad y sus amenazas, mediante el modelo didáctico tradicional. A pesquisa buscou analisar as características e as ações de três museus de história natural localizados na região sul do Brasil e identificar suas potencialidades de trabalho em relação a Educação Ambiental. A partir de uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados foi feita a aplicação de um questionário contendo questões relacionadas com a estrutura organizativa dos museus e suas ações educativas. Além disto, foram utilizadas informações disponíveis nas páginas web das instituições para complementar e enriquecer o cruzamento dos dados. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma educação ambiental identificada com a apresentação da biodiversidade e suas ameaças mediante um modelo didático tradicional. The research sought to analyze the characteristics and actions of three natural history museums located in the southern region of Brazil and to identify their potential for work in relation to Environmental Education. From a qualitative approach, a questionnaire was used to gather information, which addressed issues related to the organizational structure of museums and their educational actions. In addition, information from the web pages of the institutions was used, which contributed to enrich and the crossing of information. The results point to the development of an environmental education identified with the presentation of biodiversity and its threats, through the traditional didactic model.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/893710.14295/remea.v36i1.8937REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 63-781517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8937/5772Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Ivan BorrotoCampos, Marília Andrade Torales2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8937Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
title La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
spellingShingle La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
Rodríguez, Ivan Borroto
educación ambiental
museo de historia natural
acciones educativas
title_short La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
title_full La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
title_fullStr La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
title_full_unstemmed La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
title_sort La educación ambiental en museos de historia natural del sur de BrasilA educação ambiental nos museus de história natural do sul do BrasilEnvironmental education in museums of natural history of southern Brazil
author Rodríguez, Ivan Borroto
author_facet Rodríguez, Ivan Borroto
Campos, Marília Andrade Torales
author_role author
author2 Campos, Marília Andrade Torales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez, Ivan Borroto
Campos, Marília Andrade Torales
dc.subject.por.fl_str_mv educación ambiental
museo de historia natural
acciones educativas
topic educación ambiental
museo de historia natural
acciones educativas
description La investigación buscó analizar las características y las acciones de tres museos de historia natural localizados en la región sur de Brasil e identificar sus potencialidades de trabajo en relación a la Educación Ambiental. A partir de una un abordaje cualitativo, para la colecta de información se usó un cuestionario, que abordó cuestiones relacionadas con la estructura organizativa de los museos y sus acciones educativas. Además, se utilizó información proveniente de las páginas web de las instituciones, lo que contribuyó a una mayor riqueza y al cruce de información. Los resultados apuntan al desarrollo de una Educación Ambiental identificada con la presentación de la biodiversidad y sus amenazas, mediante el modelo didáctico tradicional. A pesquisa buscou analisar as características e as ações de três museus de história natural localizados na região sul do Brasil e identificar suas potencialidades de trabalho em relação a Educação Ambiental. A partir de uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados foi feita a aplicação de um questionário contendo questões relacionadas com a estrutura organizativa dos museus e suas ações educativas. Além disto, foram utilizadas informações disponíveis nas páginas web das instituições para complementar e enriquecer o cruzamento dos dados. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma educação ambiental identificada com a apresentação da biodiversidade e suas ameaças mediante um modelo didático tradicional. The research sought to analyze the characteristics and actions of three natural history museums located in the southern region of Brazil and to identify their potential for work in relation to Environmental Education. From a qualitative approach, a questionnaire was used to gather information, which addressed issues related to the organizational structure of museums and their educational actions. In addition, information from the web pages of the institutions was used, which contributed to enrich and the crossing of information. The results point to the development of an environmental education identified with the presentation of biodiversity and its threats, through the traditional didactic model.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8937
10.14295/remea.v36i1.8937
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8937
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8937/5772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 63-78
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786800046080