Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Link, Elmer Erico
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jeferson Luis da, Ratto, Cleber Gibbon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9567
Resumo: O presente artigo trabalha a representação de sentido de corpo junto a um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola em Porto Alegre/Rs. Os alunos escolheram e catalogaram imagens e justificaram por escrito sua percepção de corpo indesejado. Esta atividade de pesquisa foi proposta no intuito de se observar sinais sobre o grau de tolerância relacionada com a percepção corporal, onde um tipo de idealização de corpo vem causando sofrimento psíquico em alguns adolescentes e preocupando profissionais em educação. A partir da perspectiva da análise de conteúdo, foi possível considerar como uma possível estratégia para a educação o uso de epistemologias ecológico-ambientais. Na medida em que surge a necessidade de uma mudança de perspectiva na direção da valorização do meio ambiente, num sentido de percepção integral capaz de promover alteridade.
id FURG-9_f30efbf570c7e3df68b8183643230855
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9567
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-AmbientaisEducação Ambientalcorpo indesejadoepistemologias ecológico-ambientaisO presente artigo trabalha a representação de sentido de corpo junto a um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola em Porto Alegre/Rs. Os alunos escolheram e catalogaram imagens e justificaram por escrito sua percepção de corpo indesejado. Esta atividade de pesquisa foi proposta no intuito de se observar sinais sobre o grau de tolerância relacionada com a percepção corporal, onde um tipo de idealização de corpo vem causando sofrimento psíquico em alguns adolescentes e preocupando profissionais em educação. A partir da perspectiva da análise de conteúdo, foi possível considerar como uma possível estratégia para a educação o uso de epistemologias ecológico-ambientais. Na medida em que surge a necessidade de uma mudança de perspectiva na direção da valorização do meio ambiente, num sentido de percepção integral capaz de promover alteridade.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/956710.14295/remea.v36i3.9567REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 86-1011517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9567/6289Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLink, Elmer EricoSilva, Jeferson Luis daRatto, Cleber Gibbon2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9567Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
title Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
spellingShingle Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
Link, Elmer Erico
Educação Ambiental
corpo indesejado
epistemologias ecológico-ambientais
title_short Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
title_full Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
title_fullStr Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
title_full_unstemmed Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
title_sort Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
author Link, Elmer Erico
author_facet Link, Elmer Erico
Silva, Jeferson Luis da
Ratto, Cleber Gibbon
author_role author
author2 Silva, Jeferson Luis da
Ratto, Cleber Gibbon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Link, Elmer Erico
Silva, Jeferson Luis da
Ratto, Cleber Gibbon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
corpo indesejado
epistemologias ecológico-ambientais
topic Educação Ambiental
corpo indesejado
epistemologias ecológico-ambientais
description O presente artigo trabalha a representação de sentido de corpo junto a um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola em Porto Alegre/Rs. Os alunos escolheram e catalogaram imagens e justificaram por escrito sua percepção de corpo indesejado. Esta atividade de pesquisa foi proposta no intuito de se observar sinais sobre o grau de tolerância relacionada com a percepção corporal, onde um tipo de idealização de corpo vem causando sofrimento psíquico em alguns adolescentes e preocupando profissionais em educação. A partir da perspectiva da análise de conteúdo, foi possível considerar como uma possível estratégia para a educação o uso de epistemologias ecológico-ambientais. Na medida em que surge a necessidade de uma mudança de perspectiva na direção da valorização do meio ambiente, num sentido de percepção integral capaz de promover alteridade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9567
10.14295/remea.v36i3.9567
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9567
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9567/6289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 86-101
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787246739456