Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Andrea Amorim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Maristela Oliveira de, Cruz, Denise Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355
Resumo: Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos.
id FURG-9_f459ae80ce78505cbea10abd843abf80
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7355
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibanoEducação ambientalEscola públicaquestionárioSaber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionabordagem quali-quantitativa; questionário; observação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/735510.14295/remea.v35i1.7355REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 58-751517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355/5183Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Andrea AmorimAndrade, Maristela Oliveira deCruz, Denise Dias da2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7355Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
title Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
spellingShingle Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
Leite, Andrea Amorim
Educação ambiental
Escola pública
questionário
title_short Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
title_full Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
title_fullStr Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
title_full_unstemmed Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
title_sort Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
author Leite, Andrea Amorim
author_facet Leite, Andrea Amorim
Andrade, Maristela Oliveira de
Cruz, Denise Dias da
author_role author
author2 Andrade, Maristela Oliveira de
Cruz, Denise Dias da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Andrea Amorim
Andrade, Maristela Oliveira de
Cruz, Denise Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Escola pública
questionário
topic Educação ambiental
Escola pública
questionário
description Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
abordagem quali-quantitativa; questionário; observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355
10.14295/remea.v35i1.7355
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355/5183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 58-75
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786097500160