Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355 |
Resumo: | Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos. |
id |
FURG-9_f459ae80ce78505cbea10abd843abf80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7355 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibanoEducação ambientalEscola públicaquestionárioSaber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionabordagem quali-quantitativa; questionário; observação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/735510.14295/remea.v35i1.7355REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 58-751517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355/5183Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Andrea AmorimAndrade, Maristela Oliveira deCruz, Denise Dias da2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7355Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
title |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
spellingShingle |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano Leite, Andrea Amorim Educação ambiental Escola pública questionário |
title_short |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
title_full |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
title_fullStr |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
title_sort |
Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibanoEnvironmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíbaPercepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano |
author |
Leite, Andrea Amorim |
author_facet |
Leite, Andrea Amorim Andrade, Maristela Oliveira de Cruz, Denise Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maristela Oliveira de Cruz, Denise Dias da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Andrea Amorim Andrade, Maristela Oliveira de Cruz, Denise Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Escola pública questionário |
topic |
Educação ambiental Escola pública questionário |
description |
Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion abordagem quali-quantitativa; questionário; observação participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355 10.14295/remea.v35i1.7355 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i1.7355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355/5183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 58-75 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786097500160 |