BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tiago Viana da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Jerfferson Lobato dos, Barros, Solange da Silva, Carvalho, Simone Marcela Souza de, Pinheiro, Antônia Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323
Resumo: Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.
id FURG-9_f5ccdb91c008cfcc57b90ea1a8739f76
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3323
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AMpercepção ambientalcriançasrecursos hídricosReserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.Lepidus2013-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/332310.14295/remea.v18i0.3323REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323/1987Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Tiago Viana daSantos, Jerfferson Lobato dosBarros, Solange da SilvaCarvalho, Simone Marcela Souza dePinheiro, Antônia Morais2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3323Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
title BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
spellingShingle BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
Costa, Tiago Viana da
percepção ambiental
crianças
recursos hídricos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.
title_short BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
title_full BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
title_fullStr BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
title_full_unstemmed BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
title_sort BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
author Costa, Tiago Viana da
author_facet Costa, Tiago Viana da
Santos, Jerfferson Lobato dos
Barros, Solange da Silva
Carvalho, Simone Marcela Souza de
Pinheiro, Antônia Morais
author_role author
author2 Santos, Jerfferson Lobato dos
Barros, Solange da Silva
Carvalho, Simone Marcela Souza de
Pinheiro, Antônia Morais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tiago Viana da
Santos, Jerfferson Lobato dos
Barros, Solange da Silva
Carvalho, Simone Marcela Souza de
Pinheiro, Antônia Morais
dc.subject.por.fl_str_mv percepção ambiental
crianças
recursos hídricos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.
topic percepção ambiental
crianças
recursos hídricos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.
description Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323
10.14295/remea.v18i0.3323
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323/1987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782948626432