BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323 |
Resumo: | Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento. |
id |
FURG-9_f5ccdb91c008cfcc57b90ea1a8739f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3323 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AMpercepção ambientalcriançasrecursos hídricosReserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé.Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento.Lepidus2013-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/332310.14295/remea.v18i0.3323REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323/1987Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Tiago Viana daSantos, Jerfferson Lobato dosBarros, Solange da SilvaCarvalho, Simone Marcela Souza dePinheiro, Antônia Morais2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3323Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
title |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
spellingShingle |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM Costa, Tiago Viana da percepção ambiental crianças recursos hídricos Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé. |
title_short |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
title_full |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
title_fullStr |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
title_full_unstemmed |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
title_sort |
BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM |
author |
Costa, Tiago Viana da |
author_facet |
Costa, Tiago Viana da Santos, Jerfferson Lobato dos Barros, Solange da Silva Carvalho, Simone Marcela Souza de Pinheiro, Antônia Morais |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jerfferson Lobato dos Barros, Solange da Silva Carvalho, Simone Marcela Souza de Pinheiro, Antônia Morais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tiago Viana da Santos, Jerfferson Lobato dos Barros, Solange da Silva Carvalho, Simone Marcela Souza de Pinheiro, Antônia Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção ambiental crianças recursos hídricos Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé. |
topic |
percepção ambiental crianças recursos hídricos Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé. |
description |
Em face da necessidade de se desenvolver trabalhos específicos na área de percepção social da água, foi proposto neste artigo investigar a relação das crianças da escola São João do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, com a água, partindo da compreensão sobre esse recurso em seu cotidiano. Para serem traçados os caminhos da pesquisa, sua estratégia e procedimentos, recorremos a Geografia Humanística, tendo como principais instrumentos de campo a Pesquisa Participativa e como fonte de informações, foram utilizados os depoimentos e a confecção de desenhos pelas crianças da escola. A caracterização da casa próxima ao rio, da chuva, da “poluição” e até mesmo o uso da água nos afazeres domésticos foram as gravuras mais constantes. Os resultados apontaram que a percepção das águas ocorre a partir das atividades que se desenvolvem na comunidade, como a pesca, as brincadeiras, trabalho e lazer e, sobretudo o rio surge como um parceiro presente na lida diária, no sustento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323 10.14295/remea.v18i0.3323 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3323/1987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782948626432 |