Políticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AM
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7601 |
Resumo: | O debate sobre Educação do Campo surge na década de 1990 com os movimentos sociais que passaram a lutar por uma Educação diferenciada que atendesse os interesses dos discentes que vivem e trabalham no campo. Assim, surge à luta por uma nova concepção de Educação que valorizasse a diversidade do Campo. Desse modo, a presente pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Analisar se as políticas públicas da educação na RDS do Tupé abrigam a concepção da Educação do Campo, ou seja, verificando se as políticas públicas de educação da reserva oferecem uma educação diferenciada que atenda as necessidades dos moradores na Comunidade São João. Por conseguinte, para alcançar a finalidade do objetivo geral, tracei três objetivos específicos: 1) Estudar as seguintes categorias: Política Pública, Educação do Campo e Reserva de Desenvolvimento Sustentável; 2) Examinar os documentos de criação da RDS e suas políticas públicas; 3) Avaliar como a política da Reserva de Desenvolvimento Sustentável dialoga com a concepção de Educação do Campo na Comunidade de São João do Tupé e na escola. O procedimento metodológico da pesquisa deu-se através dos estudos bibliográficos e documental abordagem qualitativa que possibilitou que se retirasse da realidade dados que pudessem ser analisados com base estudos documentas. Assim, podemos conclui que a Educação do Campo é uma concepção que teoricamente possibilita aos sujeitos, que vivem e trabalham no Campo, uma perspectiva de formação emancipadora. Porém, na educação informal e não formal há relação direta da teoria referente à Educação do campo, entretanto, na educação formal, no caso a escola, faltam subsídios básicos para que isso ocorra. |
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Políticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AMEducação ruralPolítica públicaReserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (Manaus, AM)CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEducação do campoPolíticas públicasReserva de desenvolvimento sustentávelO debate sobre Educação do Campo surge na década de 1990 com os movimentos sociais que passaram a lutar por uma Educação diferenciada que atendesse os interesses dos discentes que vivem e trabalham no campo. Assim, surge à luta por uma nova concepção de Educação que valorizasse a diversidade do Campo. Desse modo, a presente pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Analisar se as políticas públicas da educação na RDS do Tupé abrigam a concepção da Educação do Campo, ou seja, verificando se as políticas públicas de educação da reserva oferecem uma educação diferenciada que atenda as necessidades dos moradores na Comunidade São João. Por conseguinte, para alcançar a finalidade do objetivo geral, tracei três objetivos específicos: 1) Estudar as seguintes categorias: Política Pública, Educação do Campo e Reserva de Desenvolvimento Sustentável; 2) Examinar os documentos de criação da RDS e suas políticas públicas; 3) Avaliar como a política da Reserva de Desenvolvimento Sustentável dialoga com a concepção de Educação do Campo na Comunidade de São João do Tupé e na escola. O procedimento metodológico da pesquisa deu-se através dos estudos bibliográficos e documental abordagem qualitativa que possibilitou que se retirasse da realidade dados que pudessem ser analisados com base estudos documentas. Assim, podemos conclui que a Educação do Campo é uma concepção que teoricamente possibilita aos sujeitos, que vivem e trabalham no Campo, uma perspectiva de formação emancipadora. Porém, na educação informal e não formal há relação direta da teoria referente à Educação do campo, entretanto, na educação formal, no caso a escola, faltam subsídios básicos para que isso ocorra.The debate on rural education arose in the 1990s with social movements that began to fight for a differentiated education that would meet the interests of students who live and work in rural areas. Thus, the struggle arises for a new conception of Education that values the diversity of the countryside. Thus, the present research has the following general objective: To analyze if the public education policies in the Tupé RDS support the conception of the Rural Education, that is, verifying if the public education policies of the reserve offer a differentiated education that meets the Therefore, in order to achieve the purpose of the general objective, I have outlined three specific objectives: 1) To study the following categories: Public Policy, Rural Education and Sustainable Development Reserve; 2) Examine the RDS creation documents and their public policies; 3) Assess how the policy of the Sustainable Development Reserve dialogues with the concept of rural education in the community of São João do Tupé and at school. The methodological procedure of the research took place through bibliographical studies and documentary qualitative approach that allowed to remove from reality data that could be analyzed based on documented studies. Thus, we can conclude that the Field Education is a conception that theoretically enables the subjects, who live and work in the Field, a perspective of emancipating formation. However, in informal and non-formal education there is a direct relation of the theory related to rural education, however, in formal education, in this case the school, basic subsidies are lacking for this to happen.Período de embargo: 01/08/2020 - 17/05/2021Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBorges, Heloísa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333Mourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Silva, Carlos Augusto dahttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106Frota, Karla Patrícia Palmeirahttp://lattes.cnpq.br/2546316591191289Muller, Riulma Venturahttp://lattes.cnpq.br/88214022866182822020-01-10T14:39:01Z2019-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMULLER, Riulma Ventura. Políticas públicas e educação do campo no contexto amazônico: estudo na RDS do Tupé na Comunidade de São João - Manaus - AM. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7601porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-18T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-18T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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