Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Narjara Mendes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Yunes, Maria Angela Mattar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714
Resumo: Este artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental.
id FURG-9_fb9f9460d79efa341fd91cf4556a4fc8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4714
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambientaleducação ambientalfamíliaseducação familiarEste artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/471410.14295/remea.v0i0.4714REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 105-1201517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714/3391Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Narjara MendesYunes, Maria Angela Mattar2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4714Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
title Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
spellingShingle Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
Garcia, Narjara Mendes
educação ambiental
famílias
educação familiar
title_short Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
title_full Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
title_fullStr Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
title_full_unstemmed Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
title_sort Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
author Garcia, Narjara Mendes
author_facet Garcia, Narjara Mendes
Yunes, Maria Angela Mattar
author_role author
author2 Yunes, Maria Angela Mattar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Narjara Mendes
Yunes, Maria Angela Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
famílias
educação familiar
topic educação ambiental
famílias
educação familiar
description Este artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714
10.14295/remea.v0i0.4714
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714/3391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 105-120
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784518344704