Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_fb9f9460d79efa341fd91cf4556a4fc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4714 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambientaleducação ambientalfamíliaseducação familiarEste artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental.Lepidus2015-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/471410.14295/remea.v0i0.4714REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 105-1201517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714/3391Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Narjara MendesYunes, Maria Angela Mattar2020-11-16T20:58:14Zoai:periodicos.furg.br:article/4714Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:14Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
title |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
spellingShingle |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental Garcia, Narjara Mendes educação ambiental famílias educação familiar |
title_short |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
title_full |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
title_fullStr |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
title_sort |
Educação familiar como proposta de investigação e intervenção em educação ambiental |
author |
Garcia, Narjara Mendes |
author_facet |
Garcia, Narjara Mendes Yunes, Maria Angela Mattar |
author_role |
author |
author2 |
Yunes, Maria Angela Mattar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Narjara Mendes Yunes, Maria Angela Mattar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental famílias educação familiar |
topic |
educação ambiental famílias educação familiar |
description |
Este artigo apresenta uma aproximação crítica entre os estudos sobre educação familiar e o campo da Educação Ambiental. São apresentados os princípios para uma educação ambiental nas e com as famílias. Entende-se a família como um contexto ecológico construído a partir das relações humanas e significados atribuídos culturalmente. Da mesma forma, a educação nas famílias é percebida como produto das relações sociais e, por isso, precisa ser direcionada para a formação de cidadãos críticos e promotores de cuidado com os ambientes de vida. Diálogo, participação, olhar sistêmico e holístico sobre as relações familiares são apontados como princípios que constituem e contribuem para as interlocuções teóricas e inclusão da educação familiar como uma temática para as pesquisas e discussões em Educação Ambiental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714 10.14295/remea.v0i0.4714 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4714/3391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; EDIÇÃO ESPECIAL IMPRESSA: DOSSIÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2015); 105-120 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784518344704 |