Educação parental: estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a educação ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Narjara Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2899
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012.
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spelling Educação parental: estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a educação ambiental.Educação ambientalFamíliaEducação parentalEnvironmental educationFamilyParenting educationTese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012.Tendo em vista as problemáticas socioambientais que assolam a sociedade contemporânea torna-se cada vez mais relevante a formulação e realização de ações educativas com famílias, para que os vínculos de afeto e cuidado sejam fortalecidos entre as pessoas e destas com o ambiente. A educação nas famílias com foco no cuidado, na proteção e nos valores de preservação da vida pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o ambiente. Tal proposição está diretamente relacionada com a perspectiva da Educação Ambiental, ao promover o cuidado nas relações com os outros seres vivos, humanos e não-humanos. As estratégias de intervenção em educação parental pressupõem o apoio e orientação de famílias para a qualidade das práticas e interações de educação e cuidado presentes no ambiente familiar. Estas ações ainda são escassas e realizadas de forma assistemática no Brasil. Diante desta realidade, foi elaborado o projeto de tese no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na linha da Educação Ambiental não formal, tendo como temática o estudo das estratégias e abordagens metodológicas de educação parental e suas interfaces com a educação ambiental. O estudo teve como objetivos realizar o programa “Crescer Felizes em Família” no Brasil e acompanhar o programa “Mais Família” em Portugal, para investigar, compreender e refletir sobre as estratégias que constituem os processos envolvidos na aplicação de programas de Educação Parental. A metodologia escolhida para este estudo foi a “Inserção Ecológica” que propõe a imersão dos pesquisadores nos ambientes a serem estudados, tendo como procedimentos de coleta de dados: observação naturalista e participante, questionários estruturados, entrevistas. Para análise dos dados foram utilizados o SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e Grounded-theory. Os resultados da avaliação das estratégias apontam que é preciso considerar os seguintes componentes na aplicação dos programas: a dinâmica de funcionamento da proposta, os facilitadores para a realização do programa e a satisfação e o impacto do mesmo na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. A análise comparativa dos programas apontou similitudes e diferenças nas condições socioculturais e organizacionais na aplicação da proposta educativa. Os programas estudados apresentaram os objetivos próximos com abordagens teórico-metodológicas diferenciadas. Foram identificadas condições necessárias para adaptação dos programas de educação parental internacionais em contexto brasileiro, com destaque para os seguintes pontos: a elaboração dos mecanismos de divulgação da proposta para a melhor compreensão e adesão das famílias ao programa; a integração das ações em educação parental às políticas públicas municipais; a garantia do suporte dos profissionais que integram os serviços sociais e o auxílio na logística de implementação do programa. A promoção da participação comunitária das famílias, a abordagem sistêmica da proposta educativa e o uso de metodologias que tenham como base o diálogo e o respeito às diferenças foram ressaltadas como características dos programas de educação parental e mostram-se consistentes com os princípios da Educação Ambiental. Portanto, a proposição de programas de educação parental requer que sejam consideradas as condições socioculturais típicas de cada contexto atreladas à inserção dos projetos em políticas públicas municipais que devem defender o direito que todos os pais, mães e cuidadores têm a este apoio social e educativo.Taking into account the socioenvironmental problems which are endangering in contemporaneous societies it has become increasingly more relevant to develop and implement educational activities with families in ways to promote affection and caring ties among individuals and between themselves and their environment. Family education focusing care, protection and life preservation values may contribute to the upbringing of environmentally conscious and engaged citizens. Such an assumption is directly linked to the Environmental Education approach and to the enhancement of care into relationships with other human and non-human beings. Intervention methodologies in parenting education entail support and guidance to families aiming the improvement of educational practices, activities and parent-child interactions and parental responsiveness in the family context. These initiatives are still scarce and carried out in rather non systematically ways in Brazil. Accounting for this reality, we conceptualized the project of this dissertation in the Postgraduate program of Environmental Education, in the strand of Informal Environmental Education, embracing the study of methodologies for parenting education and its interfaces with environmental education. The study had the goal of implementing the program “Growing Happily in Family” in Brazil and monitoring the program “Mais Família” (More Family) in Portugal with the aim of investigating, understanding and reflecting about the methodologies which are involved in these parenting education programs. The chosen method for the study was the “Ecologial Engagement” (Inserção Ecológica) which leads the researchers to “go deep” into the context under investigation, while undertaking the data collection using naturalist and participant observations, structured questionnaires and interviews. For the analyses, both quantitative and qualitative methods were used and performed through SPSS (Statistical Package for Social Sciences) and the Grounded-theory. The results evidenced the need to consider the following components in the program implementation: the dynamics of program functioning, the characteristics of facilitators who implement the sessions and the team and participants’ satisfaction with the program and its impact for the families and professionals. Between programs, a comparative analysis points out somesimilarities and differences on the sociocultural and organizational settings, which are embedded in the educational programs. The investigated programs presented goals which are closely related to different theoretical and methodological approaches. A set of approaches were identified regarding how to adapt international programs of parenting education to the Brazilian cultural context, among which we highlight the following elements: the formulation of mechanisms for program dissemination that increase the family understanding about the specificities of these programs and improve the family recruitment levels; the coordination of parenting education programs with social policies at a local level, the guarantee of support from professionals in social services and the logistic resources that enhance the family participation while the program is implemented. The promotion of family participation at a community level, the ecological systemic framework that underpins content and the use of methodologies that foster dialogue and respect for differences were evaluated as important characteristics of parent education programs, and showed to be consistent with the basic principles of Environmental Education. Therefore, the proposals of family social programs need to consider the sociocultural conditions that are singular of each context linked to the insertion of the projects in the local public policies which should defend the rights that all fathers, mothers and caretakers have to get this social and educational support.Yunes, Maria Angela MattarGarcia, Narjara Mendes2012-11-30T17:43:20Z2012-11-30T17:43:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGARCIA, Narjara Mendes. Educação parental: estratégias de intervenção protetiva e as interfaces com a educação ambiental. 2012. 186 f. 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