Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Tullio, Ariane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354
Resumo: Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.
id FURG-9_ff4f3440412cc9120857cb6e74a2b9b2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4354
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educatorsHermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHermenêutica filosófica, Pedagogia dialógica.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/435410.14295/remea.v31i1.4354REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 271-2911517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354/2878Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDi Tullio, ArianeOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4354Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
title Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
spellingShingle Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
Di Tullio, Ariane
Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.
title_short Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
title_full Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
title_fullStr Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
title_full_unstemmed Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
title_sort Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
author Di Tullio, Ariane
author_facet Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Tullio, Ariane
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.
topic Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.
description Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Hermenêutica filosófica, Pedagogia dialógica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354
10.14295/remea.v31i1.4354
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i1.4354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354/2878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 271-291
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784028659712