Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354 |
Resumo: | Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais. |
id |
FURG-9_ff4f3440412cc9120857cb6e74a2b9b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4354 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educatorsHermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais.Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHermenêutica filosófica, Pedagogia dialógica.application/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/435410.14295/remea.v31i1.4354REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 271-2911517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354/2878Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDi Tullio, ArianeOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4354Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
title |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
spellingShingle |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators Di Tullio, Ariane Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais. |
title_short |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
title_full |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
title_fullStr |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
title_full_unstemmed |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
title_sort |
Sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação no processo de atuação como educadoras ambientaisMeanings assigned by basic school teachers to their education in a process of acting as environmental educators |
author |
Di Tullio, Ariane |
author_facet |
Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Tullio, Ariane Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais. |
topic |
Hermenêutica filosófica. Pedagogia dialógica. Formação de educadoras/es ambientais. |
description |
Esta pesquisa visa fornecer subsídios para a formação de educadoras/es ambientais, fundamentando-se na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e na pedagogia dialógica de Paulo Freire, segundo as quais o conhecimento é construído a partir do diálogo entre os sujeitos sobre as suas experiências. Nosso objetivo foi compreender os sentidos atribuídos por professoras do ensino básico a sua formação em um processo de atuação enquanto educadoras ambientais. Os resultados indicam que tais processos formativos precisam contar com um grau maior de institucionalização, que valorize a educação ambiental na escola, promova o diálogo e a reflexão entre as/os professoras/es educadoras/es ambientais sobre suas práticas e seu papel na escola e na sociedade, bem como produza situações de prazer e alegria no cotidiano escolar, favorecendo assim, mudanças nas suas práticas profissionais e pessoais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Hermenêutica filosófica, Pedagogia dialógica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354 10.14295/remea.v31i1.4354 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i1.4354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4354/2878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 271-291 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784028659712 |