BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobira, Ari Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães Tomasi, Áurea Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8930
Resumo: Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde são desenvolvidas. Desta forma, o artigo busca analisar de que maneira as práticas ambientais propostas pelo Projeto Sala Verde estão sendo implementadas pelos sujeitos sociais envolvidos, no sentido de inserir novas maneiras de praticar a Educação Ambiental e colaborar para o processo potencializador do desenvolvimento local. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações desses egressos ainda encontram diversos obstáculos em circunstância das oportunidades e do próprio cidadão.
id FURG-9_ffd2d6dad7895f38b8c73d86a21ca918
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8930
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambientalDesenvolvimento Local. Educação Ambiental. Formação de Agente Ambiental.Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde são desenvolvidas. Desta forma, o artigo busca analisar de que maneira as práticas ambientais propostas pelo Projeto Sala Verde estão sendo implementadas pelos sujeitos sociais envolvidos, no sentido de inserir novas maneiras de praticar a Educação Ambiental e colaborar para o processo potencializador do desenvolvimento local. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações desses egressos ainda encontram diversos obstáculos em circunstância das oportunidades e do próprio cidadão.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/893010.14295/remea.v36i2.8930REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 83-1041517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8930/5913Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGobira, Ari SilvaGuimarães Tomasi, Áurea Regina2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8930Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
title BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
spellingShingle BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
Gobira, Ari Silva
Desenvolvimento Local. Educação Ambiental. Formação de Agente Ambiental.
title_short BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
title_full BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
title_fullStr BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
title_full_unstemmed BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
title_sort BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental
author Gobira, Ari Silva
author_facet Gobira, Ari Silva
Guimarães Tomasi, Áurea Regina
author_role author
author2 Guimarães Tomasi, Áurea Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobira, Ari Silva
Guimarães Tomasi, Áurea Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Local. Educação Ambiental. Formação de Agente Ambiental.
topic Desenvolvimento Local. Educação Ambiental. Formação de Agente Ambiental.
description Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde são desenvolvidas. Desta forma, o artigo busca analisar de que maneira as práticas ambientais propostas pelo Projeto Sala Verde estão sendo implementadas pelos sujeitos sociais envolvidos, no sentido de inserir novas maneiras de praticar a Educação Ambiental e colaborar para o processo potencializador do desenvolvimento local. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações desses egressos ainda encontram diversos obstáculos em circunstância das oportunidades e do próprio cidadão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8930
10.14295/remea.v36i2.8930
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8930
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.8930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8930/5913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 83-104
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786788511744