Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6177 |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos. |
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Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escolaFormação continuadaPolíticas públicasHomofobiaContinuing educationPublic policiesHomophobiaO objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.The goal of this Master's in Education dissertation is to question, analyze and comprehend some of the ways in which the public policies of continuing education in gender and sexuality for teachers of the public system address the issue of homophobia. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and attitudes that act as interdiction, control and vigilance of sexual behavior that is non-heterocentered and/or not represented by the standard gender identities. Therefore, the present study financed by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, developed in three public municipal schools of basic education in the municipalities of Rio Grande and São José do Norte, in Rio Grande do Sul, aims to realize specially how this issue unfolds in the syllabus, those experienced daily, of the schools subject to this investigation. For this purpose, we followed as theoretical framework the contributions of authors that aim to problematize education from a critical current of thought and from the Philosophy of Difference. As a methodological way, we conducted conversation circles in the schools, analysis of documents and insertion in the daily life of a school. The narratives that are interesting to the research denote that in the school space homophobia is still a sensitive matter and is engendered with other issues such as racism and classism, and a lot of times is not perceived; continuing education needs to be directly linked to the school routine contributing for a (re-)signification of the pedagogical makings.Caetano, Marcio Rodrigo ValePenalvo, Claudia2016-06-10T19:11:59Z2016-06-10T19:11:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPENALVO, Claudia. Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-06-10T19:11:59Zoai:repositorio.furg.br:1/6177Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-06-10T19:11:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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