Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penalvo, Claudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6177
Resumo: O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.
id FURG_0089cfbc9805bef0182e50ac1a05ef89
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6177
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escolaFormação continuadaPolíticas públicasHomofobiaContinuing educationPublic policiesHomophobiaO objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.The goal of this Master's in Education dissertation is to question, analyze and comprehend some of the ways in which the public policies of continuing education in gender and sexuality for teachers of the public system address the issue of homophobia. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and attitudes that act as interdiction, control and vigilance of sexual behavior that is non-heterocentered and/or not represented by the standard gender identities. Therefore, the present study financed by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, developed in three public municipal schools of basic education in the municipalities of Rio Grande and São José do Norte, in Rio Grande do Sul, aims to realize specially how this issue unfolds in the syllabus, those experienced daily, of the schools subject to this investigation. For this purpose, we followed as theoretical framework the contributions of authors that aim to problematize education from a critical current of thought and from the Philosophy of Difference. As a methodological way, we conducted conversation circles in the schools, analysis of documents and insertion in the daily life of a school. The narratives that are interesting to the research denote that in the school space homophobia is still a sensitive matter and is engendered with other issues such as racism and classism, and a lot of times is not perceived; continuing education needs to be directly linked to the school routine contributing for a (re-)signification of the pedagogical makings.Caetano, Marcio Rodrigo ValePenalvo, Claudia2016-06-10T19:11:59Z2016-06-10T19:11:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPENALVO, Claudia. Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-06-10T19:11:59Zoai:repositorio.furg.br:1/6177Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-06-10T19:11:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
title Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
spellingShingle Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
Penalvo, Claudia
Formação continuada
Políticas públicas
Homofobia
Continuing education
Public policies
Homophobia
title_short Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
title_full Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
title_fullStr Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
title_full_unstemmed Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
title_sort Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola
author Penalvo, Claudia
author_facet Penalvo, Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Marcio Rodrigo Vale
dc.contributor.author.fl_str_mv Penalvo, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Políticas públicas
Homofobia
Continuing education
Public policies
Homophobia
topic Formação continuada
Políticas públicas
Homofobia
Continuing education
Public policies
Homophobia
description O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar, contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-06-10T19:11:59Z
2016-06-10T19:11:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PENALVO, Claudia. Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6177
identifier_str_mv PENALVO, Claudia. Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187266172944384