Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Altamir da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernandes, Israel Nunes, Lopes, Fernando dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5369
Resumo: As elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por, potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo, investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar, respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo.
id FURG_0358c53c2ee691f7a2f6718925c543c0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5369
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhosEstudos culturaisSociedade de consumoMarketingCriançasCultural studiesConsumer societyMarketingChildrenAs elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por, potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo, investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar, respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo.The high expectations of consumer society have been criticized for stimulating overconsumption and potentially reaching children in families with no purchasing power. This qualitative study focuses on consumption experiences of children from different socioeconomic backgrounds. Two second-grade classes were selected, one of a public and another of a private school, which were believed to represent contexts of lower and higher income, respectively. Children were suggested to draw “cool” and “bad” consumption experiences and asked to talk about the drawings. Analysis of the collected material showed that: private school children drew on the satisfaction of buying products and services from different industries, as well as the dissatisfaction of standing in queues and having purchase orders denied by parents; the public school children portrayed positive experience of shopping in grocery store, basically, while bad situations were linked to purchase orders denied by parents and the dissatisfaction of having to buy them cigarettes and alcohol, as well as situations in which children encountered some sort of violence. Drawings revealed differences regarding the influence of market mechanisms and spaces available to stimulate consumption2015-09-08T03:21:25Z2015-09-08T03:21:25Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Altamir da Silva; FERNANDES, Israel Nunes; LOPES, Fernando dos Santos. Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos. Revista Sinergia, v. 14, n. 2, p. 63-71, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/sinergia/article/view/2511/1351>. Acesso em 03 set. 20150102-73602236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/5369porSouza, Altamir da SilvaFernandes, Israel NunesLopes, Fernando dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-09-08T03:21:26Zoai:repositorio.furg.br:1/5369Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-09-08T03:21:26Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
title Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
spellingShingle Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
Souza, Altamir da Silva
Estudos culturais
Sociedade de consumo
Marketing
Crianças
Cultural studies
Consumer society
Marketing
Children
title_short Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
title_full Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
title_fullStr Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
title_full_unstemmed Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
title_sort Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos
author Souza, Altamir da Silva
author_facet Souza, Altamir da Silva
Fernandes, Israel Nunes
Lopes, Fernando dos Santos
author_role author
author2 Fernandes, Israel Nunes
Lopes, Fernando dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Altamir da Silva
Fernandes, Israel Nunes
Lopes, Fernando dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Sociedade de consumo
Marketing
Crianças
Cultural studies
Consumer society
Marketing
Children
topic Estudos culturais
Sociedade de consumo
Marketing
Crianças
Cultural studies
Consumer society
Marketing
Children
description As elevadas expectativas de consumo recebem críticas por estimularem o consumo desenfreado e por, potencialmente, atingirem crianças de famílias sem poder aquisitivo. Neste trabalho, de caráter qualitativo, investigamos experiências de consumo de crianças originárias de contextos socioeconômicos distintos. Selecionamos duas turmas da segunda série inicial de uma escola pública e outra privada, que julgamos representar, respectivamente, contextos de renda mais baixa e mais alta. Sugerimos às crianças que desenhassem uma experiência de consumo “legal” e outra “ruim”, e depois pedimos que falassem sobre os desenhos. Mediante a análise do material coletado, constatamos que: as crianças da escola privada desenharam sobre a satisfação de comprar produtos e serviços de diferentes ramos de atividade, bem como a insatisfação de permanecerem em filas e terem pedidos de compra negados pelos pais; já as crianças de escola pública retrataram, basicamente, experiências positivas de compras em lojas de gêneros alimentícios, situações ruins estavam ligadas a pedidos de compra negados pelos pais e a insatisfação de terem que comprar cigarros e bebida alcoólica para estes, além de situações em que se depararam com alguma forma de violência. Entendemos que os desenhos revelam diferenças em relação à influência dos mecanismos e espaços de mercado disponíveis que estimulam o consumo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-09-08T03:21:25Z
2015-09-08T03:21:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Altamir da Silva; FERNANDES, Israel Nunes; LOPES, Fernando dos Santos. Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos. Revista Sinergia, v. 14, n. 2, p. 63-71, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/sinergia/article/view/2511/1351>. Acesso em 03 set. 2015
0102-7360
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/5369
identifier_str_mv SOUZA, Altamir da Silva; FERNANDES, Israel Nunes; LOPES, Fernando dos Santos. Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos. Revista Sinergia, v. 14, n. 2, p. 63-71, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/sinergia/article/view/2511/1351>. Acesso em 03 set. 2015
0102-7360
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384395780194304