Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1387 |
Resumo: | Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. |
id |
FURG_063c4196c343c000c2de08546f8c5507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1387 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a DistânciaNew paradigms in teacher knowledge of distance educationEducação a distânciaConhecimento-solidariedadePedagogia universitáriaSolidarity-knowledgeUniversity pedagogyDistance learningEste trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.This work reports a research that investigates the construction of solidarityknowledge in Distance Learning. From the references of Boaventura Santos we try to understand what solidarity-knowledge is about, as well as the values and knowledge that favor its development in pedagogical actions of teachers and students in Distance Learning. The data indicate that, in the Case Study conducted, the teachers identify positively the practice carried out in the Distance Learning, but they are difficult to understand and work with values in their lessons. The conclusions show that the solidarity-knowledge in the Distance Learning modality is strongly linked to the ethical, technical, pedagogical, communicative and managing knowledge; that this is about an acquirement progressively constructed in experiences permeated by mutual respect, reciprocity, and empathy, having the cooperation as the main strategy.2011-11-18T06:12:10Z2011-11-18T06:12:10Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfXAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1387porXavier, Regina Trilho OteroSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-23T12:19:08Zoai:repositorio.furg.br:1/1387Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-23T12:19:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância New paradigms in teacher knowledge of distance education |
title |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
spellingShingle |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância Xavier, Regina Trilho Otero Educação a distância Conhecimento-solidariedade Pedagogia universitária Solidarity-knowledge University pedagogy Distance learning |
title_short |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
title_full |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
title_fullStr |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
title_sort |
Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância |
author |
Xavier, Regina Trilho Otero |
author_facet |
Xavier, Regina Trilho Otero Silva, João Alberto da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Alberto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Regina Trilho Otero Silva, João Alberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Conhecimento-solidariedade Pedagogia universitária Solidarity-knowledge University pedagogy Distance learning |
topic |
Educação a distância Conhecimento-solidariedade Pedagogia universitária Solidarity-knowledge University pedagogy Distance learning |
description |
Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-18T06:12:10Z 2011-11-18T06:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
XAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1387 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384393184968704 |