Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Regina Trilho Otero
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, João Alberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1387
Resumo: Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
id FURG_063c4196c343c000c2de08546f8c5507
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1387
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a DistânciaNew paradigms in teacher knowledge of distance educationEducação a distânciaConhecimento-solidariedadePedagogia universitáriaSolidarity-knowledgeUniversity pedagogyDistance learningEste trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.This work reports a research that investigates the construction of solidarityknowledge in Distance Learning. From the references of Boaventura Santos we try to understand what solidarity-knowledge is about, as well as the values and knowledge that favor its development in pedagogical actions of teachers and students in Distance Learning. The data indicate that, in the Case Study conducted, the teachers identify positively the practice carried out in the Distance Learning, but they are difficult to understand and work with values in their lessons. The conclusions show that the solidarity-knowledge in the Distance Learning modality is strongly linked to the ethical, technical, pedagogical, communicative and managing knowledge; that this is about an acquirement progressively constructed in experiences permeated by mutual respect, reciprocity, and empathy, having the cooperation as the main strategy.2011-11-18T06:12:10Z2011-11-18T06:12:10Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfXAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1387porXavier, Regina Trilho OteroSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-23T12:19:08Zoai:repositorio.furg.br:1/1387Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-23T12:19:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
New paradigms in teacher knowledge of distance education
title Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
spellingShingle Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
Xavier, Regina Trilho Otero
Educação a distância
Conhecimento-solidariedade
Pedagogia universitária
Solidarity-knowledge
University pedagogy
Distance learning
title_short Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
title_full Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
title_fullStr Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
title_full_unstemmed Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
title_sort Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
author Xavier, Regina Trilho Otero
author_facet Xavier, Regina Trilho Otero
Silva, João Alberto da
author_role author
author2 Silva, João Alberto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Regina Trilho Otero
Silva, João Alberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Conhecimento-solidariedade
Pedagogia universitária
Solidarity-knowledge
University pedagogy
Distance learning
topic Educação a distância
Conhecimento-solidariedade
Pedagogia universitária
Solidarity-knowledge
University pedagogy
Distance learning
description Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-18T06:12:10Z
2011-11-18T06:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1387
identifier_str_mv XAVIER, Regina Trilho Otero; SILVA, João Alberto da Silva . Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13948/7849>. Acesso em: 16 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384393184968704