Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14699 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade). |
id |
URGS_cacd08d7201c671d593784b63f12bd1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14699 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Xavier, Regina Trilho OteroFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-11-20T04:13:10Z2007http://hdl.handle.net/10183/14699000666886Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade).This work reports a research that investigates the construction of solidarityknowledge in Distant Learning. The main objective of this study is contributing to the implementation of pedagogical actions in Distant Learning in the solidarity-knowledge perspective. From, mainly, the references of Boaventura Santos, Jean Piaget and Yves de La Taille we try to understand what solidarity-knowledge is about, as well as the values and knowledge that favor its development in pedagogical actions of teachers and students in Distant Learning. Studies point out that acting according to solidarityknowledge demands cognitive competence (knowing how to be supportive), affection competence (wanting to be supportive), and also a favorable context (being allowed to be supportive). The conclusions show that the solidarity-knowledge in pedagogical actions in the Distant Learning modality is strongly linked to the ethical, technical, pedagogical, communicative and managing knowledge; that this is about an acquirement progressively constructed in experiences permeated by mutual respect, reciprocity, and empathy, having the cooperation as the main strategy. However, and fundamentally, that the occurrence of actions, in the solidarity-knowledge perspective, is dependent on individual contexts of complex origin, because it involves the interaction of several connected aspects (such as habits, values, feelings, capabilities) and also collective dynamic aspects (such as cooperative or coercive environments, among pairs or "superiors", in the presence of an authority who encourages or is unfavorable to solidarity).application/pdfporEnsino a distânciaPrática pedagógicaProfessorConstrução do conhecimentoSolidariedadeDistance educationPedagogical practiceTeacher knowledgeSolidarity-knowledgeSantos, Boaventura de SousaPiaget, JeanLa Taille, YvesUniversidade Católica de PelotasConhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666886.pdf000666886.pdfTexto completoapplication/pdf1240831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/1/000666886.pdfd3cac0f82653b3282d198793177f1034MD51TEXT000666886.pdf.txt000666886.pdf.txtExtracted Texttext/plain292894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/2/000666886.pdf.txte19024ee5d271666fc2a1d470c8ef7feMD52THUMBNAIL000666886.pdf.jpg000666886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/3/000666886.pdf.jpgf7d206ade41a7d9db508e5833817e7abMD5310183/146992021-12-06 05:37:45.60144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:37:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
title |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
spellingShingle |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD Xavier, Regina Trilho Otero Ensino a distância Prática pedagógica Professor Construção do conhecimento Solidariedade Distance education Pedagogical practice Teacher knowledge Solidarity-knowledge Santos, Boaventura de Sousa Piaget, Jean La Taille, Yves Universidade Católica de Pelotas |
title_short |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
title_full |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
title_fullStr |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
title_full_unstemmed |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
title_sort |
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD |
author |
Xavier, Regina Trilho Otero |
author_facet |
Xavier, Regina Trilho Otero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Regina Trilho Otero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Prática pedagógica Professor Construção do conhecimento Solidariedade |
topic |
Ensino a distância Prática pedagógica Professor Construção do conhecimento Solidariedade Distance education Pedagogical practice Teacher knowledge Solidarity-knowledge Santos, Boaventura de Sousa Piaget, Jean La Taille, Yves Universidade Católica de Pelotas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Pedagogical practice Teacher knowledge Solidarity-knowledge Santos, Boaventura de Sousa Piaget, Jean La Taille, Yves Universidade Católica de Pelotas |
description |
Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade). |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-11-20T04:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14699 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000666886 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14699 |
identifier_str_mv |
000666886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/1/000666886.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/2/000666886.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/3/000666886.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3cac0f82653b3282d198793177f1034 e19024ee5d271666fc2a1d470c8ef7fe f7d206ade41a7d9db508e5833817e7ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085134046593024 |