Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Regina Trilho Otero
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14699
Resumo: Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade).
id URGS_cacd08d7201c671d593784b63f12bd1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14699
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Xavier, Regina Trilho OteroFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-11-20T04:13:10Z2007http://hdl.handle.net/10183/14699000666886Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade).This work reports a research that investigates the construction of solidarityknowledge in Distant Learning. The main objective of this study is contributing to the implementation of pedagogical actions in Distant Learning in the solidarity-knowledge perspective. From, mainly, the references of Boaventura Santos, Jean Piaget and Yves de La Taille we try to understand what solidarity-knowledge is about, as well as the values and knowledge that favor its development in pedagogical actions of teachers and students in Distant Learning. Studies point out that acting according to solidarityknowledge demands cognitive competence (knowing how to be supportive), affection competence (wanting to be supportive), and also a favorable context (being allowed to be supportive). The conclusions show that the solidarity-knowledge in pedagogical actions in the Distant Learning modality is strongly linked to the ethical, technical, pedagogical, communicative and managing knowledge; that this is about an acquirement progressively constructed in experiences permeated by mutual respect, reciprocity, and empathy, having the cooperation as the main strategy. However, and fundamentally, that the occurrence of actions, in the solidarity-knowledge perspective, is dependent on individual contexts of complex origin, because it involves the interaction of several connected aspects (such as habits, values, feelings, capabilities) and also collective dynamic aspects (such as cooperative or coercive environments, among pairs or "superiors", in the presence of an authority who encourages or is unfavorable to solidarity).application/pdfporEnsino a distânciaPrática pedagógicaProfessorConstrução do conhecimentoSolidariedadeDistance educationPedagogical practiceTeacher knowledgeSolidarity-knowledgeSantos, Boaventura de SousaPiaget, JeanLa Taille, YvesUniversidade Católica de PelotasConhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000666886.pdf000666886.pdfTexto completoapplication/pdf1240831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/1/000666886.pdfd3cac0f82653b3282d198793177f1034MD51TEXT000666886.pdf.txt000666886.pdf.txtExtracted Texttext/plain292894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/2/000666886.pdf.txte19024ee5d271666fc2a1d470c8ef7feMD52THUMBNAIL000666886.pdf.jpg000666886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/3/000666886.pdf.jpgf7d206ade41a7d9db508e5833817e7abMD5310183/146992021-12-06 05:37:45.60144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:37:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
title Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
spellingShingle Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
Xavier, Regina Trilho Otero
Ensino a distância
Prática pedagógica
Professor
Construção do conhecimento
Solidariedade
Distance education
Pedagogical practice
Teacher knowledge
Solidarity-knowledge
Santos, Boaventura de Sousa
Piaget, Jean
La Taille, Yves
Universidade Católica de Pelotas
title_short Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
title_full Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
title_fullStr Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
title_full_unstemmed Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
title_sort Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
author Xavier, Regina Trilho Otero
author_facet Xavier, Regina Trilho Otero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Regina Trilho Otero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Prática pedagógica
Professor
Construção do conhecimento
Solidariedade
topic Ensino a distância
Prática pedagógica
Professor
Construção do conhecimento
Solidariedade
Distance education
Pedagogical practice
Teacher knowledge
Solidarity-knowledge
Santos, Boaventura de Sousa
Piaget, Jean
La Taille, Yves
Universidade Católica de Pelotas
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Pedagogical practice
Teacher knowledge
Solidarity-knowledge
Santos, Boaventura de Sousa
Piaget, Jean
La Taille, Yves
Universidade Católica de Pelotas
description Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas em EAD, na perspectiva do conhecimento-solidariedade. A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, Jean Piaget e Yves de La Taille, procura-se compreender o que vem a ser conhecimento-solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores e alunos em EAD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber ser solidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em ações pedagógicas na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gestão; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que a ocorrência de ações, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente de contextos individuais de origem complexa, pois envolvem a interação de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinâmicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presença de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade).
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-20T04:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000666886
url http://hdl.handle.net/10183/14699
identifier_str_mv 000666886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/1/000666886.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/2/000666886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14699/3/000666886.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3cac0f82653b3282d198793177f1034
e19024ee5d271666fc2a1d470c8ef7fe
f7d206ade41a7d9db508e5833817e7ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085134046593024