Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Jean Tiago
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3280
Resumo: Os artífices inígenas inseridos nas oficinas das Missões aprimoraram uma série de técnicas e transformações de significados capazes de divulgar seus próprios interesses, principalmente por meio de reformulações estéticas (cores e formas) e linguísticas (novos nomes). Exemplos desse fenômeno podem ser identificados em pinturas, esculturas, catecismos e relatos oníricos onde as santidades ocidentais passam a ser entendidas como marangatu, neologismo missional destinado a identificar um conjunto de seres criados naquele contexto para especialmente representarem e defenderem a moral pregada pelos índios congregantes e os padres. Tal fato aponta à possibilidade de entender essas produções não como potentados da religiosidade experimentada nos povoados, menos ainda como reproduções restritamente vinculadas à hagiografia ocidental, mas, sim, como um conjunto de representações oriunda de um dos tantos grupos nascidos no interior do complexo central de cada Missão.
id FURG_0acfe368a86ecdcc461b31105ebded10
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3280
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)MissõesEvangelizaçãoHistória indígenaOs artífices inígenas inseridos nas oficinas das Missões aprimoraram uma série de técnicas e transformações de significados capazes de divulgar seus próprios interesses, principalmente por meio de reformulações estéticas (cores e formas) e linguísticas (novos nomes). Exemplos desse fenômeno podem ser identificados em pinturas, esculturas, catecismos e relatos oníricos onde as santidades ocidentais passam a ser entendidas como marangatu, neologismo missional destinado a identificar um conjunto de seres criados naquele contexto para especialmente representarem e defenderem a moral pregada pelos índios congregantes e os padres. Tal fato aponta à possibilidade de entender essas produções não como potentados da religiosidade experimentada nos povoados, menos ainda como reproduções restritamente vinculadas à hagiografia ocidental, mas, sim, como um conjunto de representações oriunda de um dos tantos grupos nascidos no interior do complexo central de cada Missão.2013-04-22T21:10:38Z2013-04-22T21:10:38Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBAPTISTA, Jean Tiago. Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1-9. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/anpuh.s25.1023.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3280porBaptista, Jean Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-22T21:10:38Zoai:repositorio.furg.br:1/3280Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-22T21:10:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
title Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
spellingShingle Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
Baptista, Jean Tiago
Missões
Evangelização
História indígena
title_short Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
title_full Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
title_fullStr Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
title_full_unstemmed Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
title_sort Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai)
author Baptista, Jean Tiago
author_facet Baptista, Jean Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Jean Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Missões
Evangelização
História indígena
topic Missões
Evangelização
História indígena
description Os artífices inígenas inseridos nas oficinas das Missões aprimoraram uma série de técnicas e transformações de significados capazes de divulgar seus próprios interesses, principalmente por meio de reformulações estéticas (cores e formas) e linguísticas (novos nomes). Exemplos desse fenômeno podem ser identificados em pinturas, esculturas, catecismos e relatos oníricos onde as santidades ocidentais passam a ser entendidas como marangatu, neologismo missional destinado a identificar um conjunto de seres criados naquele contexto para especialmente representarem e defenderem a moral pregada pelos índios congregantes e os padres. Tal fato aponta à possibilidade de entender essas produções não como potentados da religiosidade experimentada nos povoados, menos ainda como reproduções restritamente vinculadas à hagiografia ocidental, mas, sim, como um conjunto de representações oriunda de um dos tantos grupos nascidos no interior do complexo central de cada Missão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2013-04-22T21:10:38Z
2013-04-22T21:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Jean Tiago. Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1-9. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/anpuh.s25.1023.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3280
identifier_str_mv BAPTISTA, Jean Tiago. Oficinas e imagens sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1-9. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/anpuh.s25.1023.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384391217840128