A avaliação de desempenho de pessoal em uma instituição pública de ensino: perspectivas do avaliador e do avaliado à luz da teoria dos papéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Mayara Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9450
Resumo: As organizações públicas, por determinação legal, necessitam avaliar o desempenho de seus servidores visando medir, regularmente, a maneira como o trabalho é desenvolvido. Avaliar o desempenho de pessoal não é uma tarefa fácil nem para o gestor avaliador, tampouco para o funcionário avaliado, apesar de ser uma função importante dentro do contexto organizacional ela representa muito mais do que mensurar performances de indivíduos em uma instituição. Para isso, a pesquisa relaciona a essa temática à teoria dos papéis, que propõe explicar e conjecturar como as pessoas agem em um determinado contexto social pressupondo que os indivíduos são influenciados por expectativas e normas de comportamento, interligando-a a dois conceitos-chave: a ambiguidade e o conflito de papéis (Kahn et al., 1964). Dessa forma, tem-se como objetivo identificar como as ambiguidades e os conflitos de papéis influenciam nos processos de avaliação de desempenho de pessoal em uma instituição pública de ensino. Para tanto, a abordagem dos dados foi de natureza quantitativa e qualitativa. O caso investigado foi realizado por meio de levantamento de dados, com aplicação de questionário estruturado, operacionalizado por meio eletrônico, entrevistas semiestruturadas para identificação das opiniões dos servidores, além da análise de documentos institucionais. Como resultados encontrados têm-se: a descrição dos principais processos de avaliação da organização, a confirmação da hipótese, a partir dos dados quantitativos, de que a ambiguidade de papel afeta direta e negativamente o desempenho dos servidores e evidências de que o conflito de papel interfere no desempenho individual. Os dados qualitativos aprofundam os achados quantitativos revelando situações a partir das percepções dos servidores sobre os processos de avaliação de desempenho à luz da teoria dos papéis trazendo importantes resultados e contribuições. Os constructos ambiguidade e conflito de papel se entrelaçam em diversas situações na instituição, além disso, não há um enfoque estratégico nas avaliações sendo estas consideradas pelos entrevistados como um mero procedimento administrativo com o objetivo de atender a legislação.
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Para isso, a pesquisa relaciona a essa temática à teoria dos papéis, que propõe explicar e conjecturar como as pessoas agem em um determinado contexto social pressupondo que os indivíduos são influenciados por expectativas e normas de comportamento, interligando-a a dois conceitos-chave: a ambiguidade e o conflito de papéis (Kahn et al., 1964). Dessa forma, tem-se como objetivo identificar como as ambiguidades e os conflitos de papéis influenciam nos processos de avaliação de desempenho de pessoal em uma instituição pública de ensino. Para tanto, a abordagem dos dados foi de natureza quantitativa e qualitativa. O caso investigado foi realizado por meio de levantamento de dados, com aplicação de questionário estruturado, operacionalizado por meio eletrônico, entrevistas semiestruturadas para identificação das opiniões dos servidores, além da análise de documentos institucionais. Como resultados encontrados têm-se: a descrição dos principais processos de avaliação da organização, a confirmação da hipótese, a partir dos dados quantitativos, de que a ambiguidade de papel afeta direta e negativamente o desempenho dos servidores e evidências de que o conflito de papel interfere no desempenho individual. Os dados qualitativos aprofundam os achados quantitativos revelando situações a partir das percepções dos servidores sobre os processos de avaliação de desempenho à luz da teoria dos papéis trazendo importantes resultados e contribuições. Os constructos ambiguidade e conflito de papel se entrelaçam em diversas situações na instituição, além disso, não há um enfoque estratégico nas avaliações sendo estas consideradas pelos entrevistados como um mero procedimento administrativo com o objetivo de atender a legislação.Public organizations, by legal determination, need to evaluate the performance of their servers in order to regularly measure how the work is developed. Evaluate human performance is not an easy task for the evaluating manager, nor for the evaluated employee, although it is an important function within the organizational context, its represents much more than measuring the performances of individuals in an institution. For this, the research relates this theme to the theory of roles, which proposes to explain and conjecture how people act in a given social context assuming that individuals are influenced by expectations and norms of behavior, interconnecting it to two key concepts: the ambiguity and the conflict of roles (Kahn et al., 1964). In this way, the objective is to identify how the ambiguities and the conflicts of roles influence in the processes of evaluation of the performance human in a public institution of education. Therefore, the data approach was quantitative and qualitative in nature. The case was investigated by means of data collection, with the application of a structured questionnaire, electronically operated, semi-structured interviews to identify the opinions of the servers, as well as the analysis of institutional documents. The following results are presented: a description of the main evaluation processes of the organization, confirmation of the hypothesis, based on the quantitative data, that paper ambiguity directly and negatively affects server performance and evidence that paper conflict interferes with individual performance. The qualitative data deepen the quantitative findings revealing situations from the perceptions of the servants on the processes of performance evaluation in the light of the theory of the papers bringing important results and contributions. The ambiguity and conflict of paper constructs are intertwined in several situations in the institution, in addition, there is no strategic focus on the evaluations being considered by the interviewees as just a simple administrative process with the purpose of complying with the legislation.Cruz, Ana Paula Capuano daGuilherme, Mayara Marques2021-05-14T20:29:51Z2021-05-14T20:29:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUILHERME, Mayara Marques. A avaliação de desempenho de pessoal em uma instituição pública de ensino: perspectivas do avaliador e do avaliado à luz da teoria dos papéis. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. 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