A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagel, Thaís Guma
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/801
Resumo: Este artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Procurou-se mostrar a importância da criatividade para a construção da criticidade e da autonomia para o indivíduo visando transformações nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente. Aborda-se de maneira crítica a importância de uma psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória para o desenvolvimento de cidadãos capazes de intervir de forma consciente na realidade.
id FURG_0c1635d83b63450464b82684e5686023
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/801
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatóriaPsicopedagogiaEducação ambientalCriatividade e autonomiaPsychology and pedagogyEnvironmental educationCreativity and autonomyEste artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Procurou-se mostrar a importância da criatividade para a construção da criticidade e da autonomia para o indivíduo visando transformações nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente. Aborda-se de maneira crítica a importância de uma psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória para o desenvolvimento de cidadãos capazes de intervir de forma consciente na realidade.This article approaches the importance of the significant learning in the contemporary society and as educators and psychology and pedagogy professionals will be able to contribute to make possible the development of the creativity and the collective construction of the knowledge. We intended to show the importance of the creativity for the construction of the criticity and the autonomy for the individual aiming at transformations in the social relations and the relations with the environment. The importance of psychology and pedagogy in the conceptions of a critical, transforming and emancipatory Education is approached in a critical way for the development of citizens capable to interpose in the reality in a conscientious way.2011-06-30T01:19:46Z2011-06-30T01:19:46Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAGEL, Thaís Guma. A psicopedagogia nas concepções de uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 63-72, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1256/551>. Acesso em: 25 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/801porPagel, Thaís Gumainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T03:50:35Zoai:repositorio.furg.br:1/801Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T03:50:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
title A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
spellingShingle A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
Pagel, Thaís Guma
Psicopedagogia
Educação ambiental
Criatividade e autonomia
Psychology and pedagogy
Environmental education
Creativity and autonomy
title_short A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
title_full A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
title_fullStr A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
title_full_unstemmed A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
title_sort A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
author Pagel, Thaís Guma
author_facet Pagel, Thaís Guma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagel, Thaís Guma
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Educação ambiental
Criatividade e autonomia
Psychology and pedagogy
Environmental education
Creativity and autonomy
topic Psicopedagogia
Educação ambiental
Criatividade e autonomia
Psychology and pedagogy
Environmental education
Creativity and autonomy
description Este artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Procurou-se mostrar a importância da criatividade para a construção da criticidade e da autonomia para o indivíduo visando transformações nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente. Aborda-se de maneira crítica a importância de uma psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória para o desenvolvimento de cidadãos capazes de intervir de forma consciente na realidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-06-30T01:19:46Z
2011-06-30T01:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAGEL, Thaís Guma. A psicopedagogia nas concepções de uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 63-72, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1256/551>. Acesso em: 25 jun. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/801
identifier_str_mv PAGEL, Thaís Guma. A psicopedagogia nas concepções de uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 63-72, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1256/551>. Acesso em: 25 jun. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253847982080