A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/801 |
Resumo: | Este artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Procurou-se mostrar a importância da criatividade para a construção da criticidade e da autonomia para o indivíduo visando transformações nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente. Aborda-se de maneira crítica a importância de uma psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória para o desenvolvimento de cidadãos capazes de intervir de forma consciente na realidade. |
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A psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatóriaPsicopedagogiaEducação ambientalCriatividade e autonomiaPsychology and pedagogyEnvironmental educationCreativity and autonomyEste artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do conhecimento. Procurou-se mostrar a importância da criatividade para a construção da criticidade e da autonomia para o indivíduo visando transformações nas relações sociais e nas relações com o meio ambiente. Aborda-se de maneira crítica a importância de uma psicopedagogia nas concepções de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória para o desenvolvimento de cidadãos capazes de intervir de forma consciente na realidade.This article approaches the importance of the significant learning in the contemporary society and as educators and psychology and pedagogy professionals will be able to contribute to make possible the development of the creativity and the collective construction of the knowledge. We intended to show the importance of the creativity for the construction of the criticity and the autonomy for the individual aiming at transformations in the social relations and the relations with the environment. The importance of psychology and pedagogy in the conceptions of a critical, transforming and emancipatory Education is approached in a critical way for the development of citizens capable to interpose in the reality in a conscientious way.2011-06-30T01:19:46Z2011-06-30T01:19:46Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAGEL, Thaís Guma. A psicopedagogia nas concepções de uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 63-72, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1256/551>. Acesso em: 25 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/801porPagel, Thaís Gumainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T03:50:35Zoai:repositorio.furg.br:1/801Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T03:50:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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