Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1335 |
Resumo: | Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade. |
id |
FURG_0ca023db5d2782a15949bda662fa7678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1335 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professorCorpoConstituição do professorPrática pedagógicaFormação continuadaEste artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade.2011-11-04T15:58:02Z2011-11-04T15:58:02Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.1809-4651http://repositorio.furg.br/handle/1/1335porSilva, Dayse Melo da SilvaMolon, Susana InêsAnça, Caroline da SilvaAlves, Juliane de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T15:58:02Zoai:repositorio.furg.br:1/1335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T15:58:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
title |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
spellingShingle |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor Silva, Dayse Melo da Silva Corpo Constituição do professor Prática pedagógica Formação continuada |
title_short |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
title_full |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
title_fullStr |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
title_full_unstemmed |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
title_sort |
Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor |
author |
Silva, Dayse Melo da Silva |
author_facet |
Silva, Dayse Melo da Silva Molon, Susana Inês Ança, Caroline da Silva Alves, Juliane de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Susana Inês Ança, Caroline da Silva Alves, Juliane de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dayse Melo da Silva Molon, Susana Inês Ança, Caroline da Silva Alves, Juliane de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Constituição do professor Prática pedagógica Formação continuada |
topic |
Corpo Constituição do professor Prática pedagógica Formação continuada |
description |
Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2011-11-04T15:58:02Z 2011-11-04T15:58:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. 1809-4651 http://repositorio.furg.br/handle/1/1335 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. 1809-4651 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187232084787200 |