Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dayse Melo da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Molon, Susana Inês, Ança, Caroline da Silva, Alves, Juliane de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1335
Resumo: Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade.
id FURG_0ca023db5d2782a15949bda662fa7678
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1335
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professorCorpoConstituição do professorPrática pedagógicaFormação continuadaEste artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade.2011-11-04T15:58:02Z2011-11-04T15:58:02Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.1809-4651http://repositorio.furg.br/handle/1/1335porSilva, Dayse Melo da SilvaMolon, Susana InêsAnça, Caroline da SilvaAlves, Juliane de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T15:58:02Zoai:repositorio.furg.br:1/1335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T15:58:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
title Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
spellingShingle Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
Silva, Dayse Melo da Silva
Corpo
Constituição do professor
Prática pedagógica
Formação continuada
title_short Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
title_full Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
title_fullStr Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
title_full_unstemmed Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
title_sort Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor
author Silva, Dayse Melo da Silva
author_facet Silva, Dayse Melo da Silva
Molon, Susana Inês
Ança, Caroline da Silva
Alves, Juliane de Oliveira
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
Ança, Caroline da Silva
Alves, Juliane de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dayse Melo da Silva
Molon, Susana Inês
Ança, Caroline da Silva
Alves, Juliane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Constituição do professor
Prática pedagógica
Formação continuada
topic Corpo
Constituição do professor
Prática pedagógica
Formação continuada
description Este artigo pretende enfocar as experiências vivenciadas por um grupo de professoras dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande/RS, que participaram do curso de formação continuada “Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica”. No presente texto será destacada a oficina intitulada: “corpos que expressam sentimentos e constituem gênero”. O trabalho tem o intuito de refletir acerca dos sentimentos e signos que expressam e imprimem marcas do corpo, os quais contribuem para a constituição do ser professor e influenciam na sua prática pedagógica. A perspectiva teórica que fundamenta este estudo está baseada na abordagem sócio-histórica vinculada a alguns autores contemporâneos que discutem a questão da corporeidade. As oficinas foram analisadas com base na abordagem microgenética, que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos, analisando minuciosamente as interações sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados evidenciam que a noção de corporeidade está vinculada aos corpos sem movimento, que precisam ser controlados e moldados, seguindo um padrão definido pela sociedade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-11-04T15:58:02Z
2011-11-04T15:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
1809-4651
http://repositorio.furg.br/handle/1/1335
identifier_str_mv SILVA, Dayse Melo da, et al. Oficinas de formação continuada: reflexões sobre o corpo na constituição do ser professor. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, n. 2, p. 1-9, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Molon_et_al.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011.
1809-4651
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187232084787200