Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Kátia Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10586
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.
id FURG_0e410bd0b4262f9cca897617396573e1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10586
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedotecaGénero y sexualidad entreclados en el juego: procesos educativos en una LudotecaGender and sexuality interlaced in play: educational processes in a toy libraryProcessos educativosGêneroSexualidadeBrinquedotecaProcesos educativosGéneroSexualidadLudotecaEducational processesGenderSexualityToy LibraryNesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.La siguiente investigación intentó conocer los procesos educativos desarrollados en una ludoteca con el foco en las relaciones de género y sexualidades imbricadas en las prácticas de los juegos. Pautada en la investigación cualitativa para educación y análisis empíricas, construí las herramientas de investigación ancladas en los estudios feministasy estudios culturales que abarcan referencias posestructuralistas Visto así investigo la realidad de una ludoteca del sur de Minas Gerais que atiende a los niños de dos hasta siete años. Se observaron las aplicaciones de cuestionarios para las maestras y intencionalmente, algunas actividades para suscitar el habla de los niños sobre genero e sexualidades. Sexualidades y genero son cuestiones sociales y políticas que deben ser discutidas en espacios educacionales, enfatizando las prácticas de los juegos como espacios de diálogo y nuevas posibilidades del ser. Sin duda esas preposiciones involucran la necesidad de análisis e reflexiones de los procesos educativos y las (in)posibilidades en las prácticas de juegos desarrollados en una ludoteca. Por lo tanto, mis reflexiones son sobre como los niños tienen tuyas posiciones en relación a que ellos son propuestos.In this research we sought to investigate the educational processes triggered in a toy library with a focus on gender relations and sexualities intertwined in play. Based on qualitative research in education and empirical analysis, I built the investigative tools anchored in feminist and cultural studies that encompass post-structuralist references. In this way, I investigate the reality of a toy library in the south of Minas Gerais, which serves children aged two to seven years. Observations were carried out, a questionnaire was applied to the educators and, intentionally, some activities to raise the children's speech about gender and sexualities. Sexuality and gender are social and political issues that must be discussed in educational spaces, emphasizing play as a space for dialogue and new possibilities of being. Therefore, these assumptions encourage to reflect and analyze the educational processes and the (im) possibilities in the games triggered in the toy library. Thus, I reflect on how children have positioned themselves in relation to what is proposed to them.2023-01-26T04:25:19Z2023-01-26T04:25:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, K. B. GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 428–454, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12685. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685. Acesso em: 25 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1058610.14295/de.v9iEspecial.12685porMartins, Kátia Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-26T04:25:20Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10586Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-26T04:25:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
Género y sexualidad entreclados en el juego: procesos educativos en una Ludoteca
Gender and sexuality interlaced in play: educational processes in a toy library
title Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
spellingShingle Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
Martins, Kátia Batista
Processos educativos
Gênero
Sexualidade
Brinquedoteca
Procesos educativos
Género
Sexualidad
Ludoteca
Educational processes
Gender
Sexuality
Toy Library
title_short Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
title_full Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
title_fullStr Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
title_sort Gênero e sexualidade entrelaçados no brincar: processos educativos de uma brinquedoteca
author Martins, Kátia Batista
author_facet Martins, Kátia Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Kátia Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Processos educativos
Gênero
Sexualidade
Brinquedoteca
Procesos educativos
Género
Sexualidad
Ludoteca
Educational processes
Gender
Sexuality
Toy Library
topic Processos educativos
Gênero
Sexualidade
Brinquedoteca
Procesos educativos
Género
Sexualidad
Ludoteca
Educational processes
Gender
Sexuality
Toy Library
description Nesta pesquisa buscou-se investigar os processos educativos desencadeados em uma brinquedoteca com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construí as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos feministas e estudos culturais que abarcam os referenciais pós-estruturalistas. Desse modo, investigo a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de dois a sete anos. Foram realizadas observações, aplicação de questionário para as educadoras e, intencionalmente, algumas atividades para suscitar a fala das crianças sobre gênero e sexualidades. Sexualidade e gênero são questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, enfatizando os brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser. Portanto, esses pressupostos impulsionam a refletir e analisar os processos educativos e as (im)possibilidades nos brincares desencadeados na brinquedoteca. Assim, reflito sobre como as crianças têm se posicionado diante do que lhes é proposto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-26T04:25:19Z
2023-01-26T04:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, K. B. GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 428–454, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12685. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10586
10.14295/de.v9iEspecial.12685
identifier_str_mv MARTINS, K. B. GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRELAÇADOS NO BRINCAR: PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA BRINQUEDOTECA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 428–454, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12685. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12685. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12685
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187275720228864