Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Kátia Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10996
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 207-216, Jul./Dez. 2018.
id FURG_799657b7c3dc3f0631f43ed119248ac2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10996
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas GeraisProcedimientos educativos con foco en las jugaderas, en las sexualidades y en las relaciones de género en una jugueteria en el sur de Minas GeraisEducational processes focusing on play, sexuality and gender relations in a toy library in southern Minas GeraisBrinquedotecaBrincaresEducação para as sexualidadesRelações de gêneroJuguetesJugaderasEducación para las sexualidadesRelaciones de géneroToy libraryPlayEducation for sexualitiesGender relationsRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 207-216, Jul./Dez. 2018.Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construiu-se as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos pós-estruturalistas. Investigou-se a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de 2 à 7 anos. O recorte analisa os questionários respondidos pelas educadoras sobre os temas em pauta. Concebemos a construção de gênero, como enfatiza Scott, e o discurso sobre a sexualidade, cunhado por Foucault, social, histórica e culturalmente. São questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, imbricadas nos brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser e de estar no mundo. Verificamos como os processos educativos analisados, adotam práticas advindas de um currículo conservador, numa perspectiva que carrega marcas de controle e disciplinamento dos corpos.Este estudio es un recorte de la investigación de una maestría, que investigó los procesos educativos desencadenados en una juguetería, centrándose en las relaciones de género y sexualidades imbricadas en los juegos. Pautada en la investigación cualitativa en educación y en el análisis de la empírea, se construyeron las herramientas investigativas ancladas en los estudios post estructurales. Se investigó la realidad de una juguetería en el sur de Minas Gerais, que atiende a niños de 2 a 7 años. El recorte analiza los cuestionarios respondidos por las educadoras sobre los temas en pauta. Concebimos la construcción de género, como enfatiza Scott, y el discurso sobre la sexualidad, acuñado por Foucault, social, histórica y culturalmente. Son cuestiones sociales y políticas que deben ser discutidas en los espacios educativos, imbricadas en los juegos como espacio de diálogo y de nuevas posibilidades de ser y de estar en el mundo. Verificamos cómo los procesos educativos analizados, adoptan prácticas derivadas de un currículo tradicional, en una perspectiva que lleva marcas de control de los cuerpos.This study is part of a master's degree research, which investigated the educational processes triggered in a toy library, focusing on gender relations and sexualities intertwined in the toys. Guided by a qualitative research in education and also in an empirical analysis, the analyzes were based on post-structuralist studies. The survey occurred in a toy library in the south of Minas Gerais, with children from 2 to 7 years old. The questionnaires answered by teachers about the topics on the agenda were analyzed. We conceive the gender construction as Scott emphasizes, and the discourse on sexuality, socially, historically, and culturally coined by Foucault. These are social and political issues that should be discussed in educational spaces, imbricated in the games, as spaces for dialogue and for new possibilities of existing in the world. It was seen how the analyzed educational processes adopt practices that come from a traditional curriculum, in a perspective that carries traces of body control.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-20T02:53:53Z2023-05-20T02:53:53Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, K. B.; RIBEIRO, C. M. Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no Sul de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 207–216, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8494. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8494. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1099610.14295/de.v6i2.8494porMartins, Kátia BatistaRibeiro, Cláudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-20T02:53:53Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10996Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-20T02:53:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
Procedimientos educativos con foco en las jugaderas, en las sexualidades y en las relaciones de género en una jugueteria en el sur de Minas Gerais
Educational processes focusing on play, sexuality and gender relations in a toy library in southern Minas Gerais
title Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
spellingShingle Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
Martins, Kátia Batista
Brinquedoteca
Brincares
Educação para as sexualidades
Relações de gênero
Juguetes
Jugaderas
Educación para las sexualidades
Relaciones de género
Toy library
Play
Education for sexualities
Gender relations
title_short Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
title_full Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
title_fullStr Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
title_full_unstemmed Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
title_sort Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais
author Martins, Kátia Batista
author_facet Martins, Kátia Batista
Ribeiro, Cláudia Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Cláudia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Kátia Batista
Ribeiro, Cláudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca
Brincares
Educação para as sexualidades
Relações de gênero
Juguetes
Jugaderas
Educación para las sexualidades
Relaciones de género
Toy library
Play
Education for sexualities
Gender relations
topic Brinquedoteca
Brincares
Educação para as sexualidades
Relações de gênero
Juguetes
Jugaderas
Educación para las sexualidades
Relaciones de género
Toy library
Play
Education for sexualities
Gender relations
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 207-216, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2023-05-20T02:53:53Z
2023-05-20T02:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, K. B.; RIBEIRO, C. M. Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no Sul de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 207–216, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8494. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8494. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10996
10.14295/de.v6i2.8494
identifier_str_mv MARTINS, K. B.; RIBEIRO, C. M. Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no Sul de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 207–216, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8494. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8494. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8494
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253306916864