Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Claudio de Werk
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3553
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.
id FURG_0e9a2b92612746a1efec13c8e75afe58
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3553
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativasAprendizagens significativasBlogs educativosFerramenta didáticaTransformação na convivênciaMeaningful learningEducational blogsTeaching toolProcessing in livingDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.A dissertação ora apresentada teve por objetivo investigar as aprendizagens significativas obtidas por estudantes do ensino médio, no conviver e conversar com outros estudantes, ao desenvolverem projetos de aprendizagem em um ambiente de blogs. Este trabalho tem origem em minhas inquietações acerca do que é ser um estudante. Por acreditar que os estudantes não são acumuladores de informação, mas sim aprendentes e futuros cidadãos, invisto em um projeto pedagógico que modifique seu status de “frequentadores de aula” para “estudante” e neste processo adquira aprendizagens significativas, atendendo minhas aspirações. Para sua efetivação, propus trabalhos de pesquisa que partiam das inquietações dos estudantes através da metodologia de projetos de aprendizagem. Nessa metodologia o professor se destitui da posição principal, dando aos estudantes a oportunidade de aprender porque querem fazê-lo. Para visibilizar as aprendizagens, e se elas são significativas, as pesquisas realizadas foram disponibilizadas em blogs, criados e mantidos pelos estudantes, enquanto desenvolviam seus projetos. Ao mesmo tempo que realizavam suas pesquisas, o que os levou a serem agentes de seus saberes, os estudantes foram instigados a visitar os blogs dos colegas, para verem e interagirem com estas pesquisas, tendo desta forma a possibilidade de conviver e conversar com seus colegas pesquisadores. A utilização dos blogs como ferramenta pedagógica, em uma turma do ensino médio, teve a função de oportunizar aos estudantes o acesso à rede de computadores, tornando-a a sala de aula, um ambiente amigável e corriqueiro, além de inseri-los na elaboração de trabalhos de pesquisa. Como o aprender não é um processo estanque, eu como professor e pesquisador, ao mesmo tempo que acompanhava os projetos dos estudantes, nos blogs, também fazia questionamentos sobre o que escreviam com o intuito de instiga-los a procurar cada vez mais sobre seus projetos e com isto ampliar seus saberes. Para a analise das aprendizagens utilizei a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC proposta por Lefrève e Lefrève e o conceito de enação proposto por VARELA. Nos textos publicados, nos questionamentos realizados e nas respostas oferecidas pelos grupos, foi possível perceber como os estudantes adquirem saberes, e mais, que estes saberes ao serem assimilados produzem aprendizagens significativas, pois ao buscar respostas aos seus questionamentos evidenciaram a reelaboração e o resignificado conceitual A pesquisa que teve seu foco nas aprendizagens significativas, potencializadas pelo uso da metodologia de projetos de aprendizagem e visibilizadas em blogs educativos, evidenciou que ao modificarmos o modo como os estudantes de ensino médio são tratados na escola estaremos oportunizando a construção de aprendizagens significativas.The dissertation presented here aimed to investigate the significant learning obtained by high school students, live in and chat with other students, to develop projects in a learning environment blogs. This work stems from my concerns about what being a student. Believing that students are not accumulators of information, but learners and future citizens, invest in an educational project to modify its status as a "school-goers" to "student" and in the process acquire meaningful learning, meeting my aspirations. To be effective, proposed research projects that left the concerns of students through the methodology of learning projects. In this methodology the teacher dismisses the prime location, giving students the opportunity to learn because they want to do it. To visualize the learning, and if they are significant, the surveys were available in blogs, created and maintained by students, while developing their projects. While their research, which led them to be agents of their knowledge, students were encouraged to visit the blogs of colleagues, to see and interact with their research, thus having the possibility to live and chat with your colleagues researchers. The use of blogs as a pedagogical tool in a high school class, its function is to create opportunities for students to access the computer network, making it the classroom, a friendly and commonplace, and insert them in the preparation of research. Because learning is not an airtight case, I as a teacher and researcher, while accompanying the students' projects, blogs, was also questions about what they wrote in order to instigate them to look more and more about their projects and thus broaden their knowledge. For the analysis of learning using the methodology of the Collective Subject Discourse - DSC proposed by Lefevre Lefevre and the concept of enaction proposed by Varela. In the texts published, we made inquiries and responses provided by groups, it was possible to see how students acquire knowledge, and further, that this knowledge be assimilated to produce significant learning, for seeking answers to their questions and showed the reworking resignifying The conceptual research that had its focus on meaningful learning, enhanced by use of the methodology of learning projects and visualized on blogs education, showed that by changing the way high school students are treated in school we are providing opportunities to build meaningful learning.Rodrigues, Sheyla CostaSchroeder, Claudio de Werk2013-06-17T21:27:16Z2013-06-17T21:27:16Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHROEDER, Claudio de Werk. Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas. 2011. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/3553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-06-17T21:27:16Zoai:repositorio.furg.br:1/3553Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-06-17T21:27:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
title Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
spellingShingle Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
Schroeder, Claudio de Werk
Aprendizagens significativas
Blogs educativos
Ferramenta didática
Transformação na convivência
Meaningful learning
Educational blogs
Teaching tool
Processing in living
title_short Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
title_full Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
title_fullStr Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
title_full_unstemmed Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
title_sort Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas
author Schroeder, Claudio de Werk
author_facet Schroeder, Claudio de Werk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sheyla Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder, Claudio de Werk
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens significativas
Blogs educativos
Ferramenta didática
Transformação na convivência
Meaningful learning
Educational blogs
Teaching tool
Processing in living
topic Aprendizagens significativas
Blogs educativos
Ferramenta didática
Transformação na convivência
Meaningful learning
Educational blogs
Teaching tool
Processing in living
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-06-17T21:27:16Z
2013-06-17T21:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHROEDER, Claudio de Werk. Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas. 2011. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3553
identifier_str_mv SCHROEDER, Claudio de Werk. Postar, interagir e transformar: o blog potencializando a mediação de aprendizagens significativas. 2011. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187250943426560