Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Theodora Barbosa da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
Resumo: O blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog.
id UFCG_335ec9cc5c90ef23958d606a36a711cf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28568
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.Circulation and production of textual genres in pedagogical blogs.Blogs pedagógicosPedagogical blogsGêneros textuais - circulação em blogsText genres - circulation in blogsBlog como ferramenta pedagógicaBlogging as a pedagogical toolAnálise de blogsBlog analyticsLinguística aplicadaApplied LinguisticsLinguísticaO blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244SILVA, Theodora Barbosa da.2013-09-242023-01-03T12:20:31Z2023-01-032023-01-03T12:20:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-03T12:20:59Zoai:localhost:riufcg/28568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-03T12:20:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
Circulation and production of textual genres in pedagogical blogs.
title Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
spellingShingle Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
SILVA, Theodora Barbosa da.
Blogs pedagógicos
Pedagogical blogs
Gêneros textuais - circulação em blogs
Text genres - circulation in blogs
Blog como ferramenta pedagógica
Blogging as a pedagogical tool
Análise de blogs
Blog analytics
Linguística aplicada
Applied Linguistics
Linguística
title_short Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
title_full Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
title_fullStr Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
title_full_unstemmed Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
title_sort Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.
author SILVA, Theodora Barbosa da.
author_facet SILVA, Theodora Barbosa da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
SILVA, Williany Miranda da.
SILVA, W. M.
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Theodora Barbosa da.
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs pedagógicos
Pedagogical blogs
Gêneros textuais - circulação em blogs
Text genres - circulation in blogs
Blog como ferramenta pedagógica
Blogging as a pedagogical tool
Análise de blogs
Blog analytics
Linguística aplicada
Applied Linguistics
Linguística
topic Blogs pedagógicos
Pedagogical blogs
Gêneros textuais - circulação em blogs
Text genres - circulation in blogs
Blog como ferramenta pedagógica
Blogging as a pedagogical tool
Análise de blogs
Blog analytics
Linguística aplicada
Applied Linguistics
Linguística
description O blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
2023-01-03T12:20:31Z
2023-01-03
2023-01-03T12:20:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
identifier_str_mv SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566511730688