Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirchhof, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10705
Resumo: O presente trabalho dedica-se a analisar o álbum Helvetios, da banda suíça Eluveitie, que se propõe a fazer a “versão celta” da invasão de Júlio César à Gália. Como objetivos tevese analisar as representações da identidade helvécia antiga no álbum, assim como a identidade proposta por César em seu De Bello Gallico e pensar ambas as fontes enquanto produtoras de memória. Como aporte teórico foi utilizado Aline Dias da Silveira, Reinhart Koselleck, Peter Burke, Jan Assmann, Icles Rodrigues, Marcos Napolitano, entre outros autores, para trabalhar questões como identidade, memória, música e tempo. Após o período de pesquisa evidencia-se a conexão entre o álbum Helvetios e o De Bello Gallico através do conceito de outro de Burke, assim como a capacidade singular da arte em proporcionar entendimento através da experiência de consumi-la.
id FURG_123c2364e24748e761e024c0e8d75ae3
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10705
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.HistóriaHelvéciosHeavy MetalIdentidadeMemóriaHistoryHelvetiansIdentityMemoryO presente trabalho dedica-se a analisar o álbum Helvetios, da banda suíça Eluveitie, que se propõe a fazer a “versão celta” da invasão de Júlio César à Gália. Como objetivos tevese analisar as representações da identidade helvécia antiga no álbum, assim como a identidade proposta por César em seu De Bello Gallico e pensar ambas as fontes enquanto produtoras de memória. Como aporte teórico foi utilizado Aline Dias da Silveira, Reinhart Koselleck, Peter Burke, Jan Assmann, Icles Rodrigues, Marcos Napolitano, entre outros autores, para trabalhar questões como identidade, memória, música e tempo. Após o período de pesquisa evidencia-se a conexão entre o álbum Helvetios e o De Bello Gallico através do conceito de outro de Burke, assim como a capacidade singular da arte em proporcionar entendimento através da experiência de consumi-la.The present work aims to analyse the album Helvetios, by swiss band Eluveitie, which intends to make a “celtic version” of Julius Caesar’s invasion of Gaul. As objectives there’s the analysis of the representation of ancient helvetian identity on the album, as well as the identity proposed by Caeser in his De Bello Gallico, and to hink of them both as capable of producing memory. As theorical basis it was employed Aline Dias da Silveira, Reinhart Koselleck, Peter Burke, Jan Assmann, Icles Rodrigues, Marcos Napolitano, beyond others, to work with the concepts of identity, memory, music and time. After the research period it is possible to see the conection between the album Helvetios and the De Bello Gallico through Burke’s concept of other, as well the singular capability of art in providing understanding through its consumption.Silveira, Aline Dias daKirchhof, Eduardo2023-03-13T22:02:01Z2023-03-13T22:02:01Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKIRCHHOF, Eduardo. Livres, de uma Terra Livre: memória e identidade celta no metal extremo suíço. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História). - Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-13T22:02:04Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10705Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-13T22:02:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
title Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
spellingShingle Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
Kirchhof, Eduardo
História
Helvécios
Heavy Metal
Identidade
Memória
History
Helvetians
Identity
Memory
title_short Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
title_full Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
title_fullStr Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
title_full_unstemmed Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
title_sort Livres de uma Terra Livre: Memória e identidade celta no metal extremo suíço.
author Kirchhof, Eduardo
author_facet Kirchhof, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Aline Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirchhof, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv História
Helvécios
Heavy Metal
Identidade
Memória
History
Helvetians
Identity
Memory
topic História
Helvécios
Heavy Metal
Identidade
Memória
History
Helvetians
Identity
Memory
description O presente trabalho dedica-se a analisar o álbum Helvetios, da banda suíça Eluveitie, que se propõe a fazer a “versão celta” da invasão de Júlio César à Gália. Como objetivos tevese analisar as representações da identidade helvécia antiga no álbum, assim como a identidade proposta por César em seu De Bello Gallico e pensar ambas as fontes enquanto produtoras de memória. Como aporte teórico foi utilizado Aline Dias da Silveira, Reinhart Koselleck, Peter Burke, Jan Assmann, Icles Rodrigues, Marcos Napolitano, entre outros autores, para trabalhar questões como identidade, memória, música e tempo. Após o período de pesquisa evidencia-se a conexão entre o álbum Helvetios e o De Bello Gallico através do conceito de outro de Burke, assim como a capacidade singular da arte em proporcionar entendimento através da experiência de consumi-la.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-03-13T22:02:01Z
2023-03-13T22:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KIRCHHOF, Eduardo. Livres, de uma Terra Livre: memória e identidade celta no metal extremo suíço. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História). - Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10705
identifier_str_mv KIRCHHOF, Eduardo. Livres, de uma Terra Livre: memória e identidade celta no metal extremo suíço. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História). - Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187248786505728