Uso de material concreto no ensino de trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/868 |
Resumo: | A aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes. |
id |
FURG_12b422697282acf971d43d7dee94c0ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/868 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de material concreto no ensino de trigonometriaAprendizagemMatemáticaMaterial concretoTrigonometriaA aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes.2011-08-16T17:22:35Z2011-08-16T17:22:35Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/868porMendes, Patricia WyseMoço, Priscila PedrosoMachado, Celiane CostaNovello, Tanise Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-09T01:27:32Zoai:repositorio.furg.br:1/868Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-09T01:27:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
title |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
spellingShingle |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria Mendes, Patricia Wyse Aprendizagem Matemática Material concreto Trigonometria |
title_short |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
title_full |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
title_fullStr |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
title_full_unstemmed |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
title_sort |
Uso de material concreto no ensino de trigonometria |
author |
Mendes, Patricia Wyse |
author_facet |
Mendes, Patricia Wyse Moço, Priscila Pedroso Machado, Celiane Costa Novello, Tanise Paula |
author_role |
author |
author2 |
Moço, Priscila Pedroso Machado, Celiane Costa Novello, Tanise Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Patricia Wyse Moço, Priscila Pedroso Machado, Celiane Costa Novello, Tanise Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Matemática Material concreto Trigonometria |
topic |
Aprendizagem Matemática Material concreto Trigonometria |
description |
A aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-08-16T17:22:35Z 2011-08-16T17:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/868 |
identifier_str_mv |
MENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187264634683392 |