Uso de material concreto no ensino de trigonometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Patricia Wyse
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moço, Priscila Pedroso, Machado, Celiane Costa, Novello, Tanise Paula
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/868
Resumo: A aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes.
id FURG_12b422697282acf971d43d7dee94c0ce
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/868
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Uso de material concreto no ensino de trigonometriaAprendizagemMatemáticaMaterial concretoTrigonometriaA aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes.2011-08-16T17:22:35Z2011-08-16T17:22:35Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/868porMendes, Patricia WyseMoço, Priscila PedrosoMachado, Celiane CostaNovello, Tanise Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-09T01:27:32Zoai:repositorio.furg.br:1/868Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-09T01:27:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de material concreto no ensino de trigonometria
title Uso de material concreto no ensino de trigonometria
spellingShingle Uso de material concreto no ensino de trigonometria
Mendes, Patricia Wyse
Aprendizagem
Matemática
Material concreto
Trigonometria
title_short Uso de material concreto no ensino de trigonometria
title_full Uso de material concreto no ensino de trigonometria
title_fullStr Uso de material concreto no ensino de trigonometria
title_full_unstemmed Uso de material concreto no ensino de trigonometria
title_sort Uso de material concreto no ensino de trigonometria
author Mendes, Patricia Wyse
author_facet Mendes, Patricia Wyse
Moço, Priscila Pedroso
Machado, Celiane Costa
Novello, Tanise Paula
author_role author
author2 Moço, Priscila Pedroso
Machado, Celiane Costa
Novello, Tanise Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Patricia Wyse
Moço, Priscila Pedroso
Machado, Celiane Costa
Novello, Tanise Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Matemática
Material concreto
Trigonometria
topic Aprendizagem
Matemática
Material concreto
Trigonometria
description A aprendizagem matemática tem sido destaque de inúmeras pesquisas, contudo o desinteresse dos estudantes é um dos temas abordado por elas. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais atrativas utilizando, por exemplo, situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma alternativa e prática. Essa oficina está sendo desenvolvida por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática, em uma parceria entre a Universidade e uma Escola Estadual de Ensino Médio do município de Rio Grande - RS com o fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes de uma turma de vinte e cinco estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos por meio de um custo financeiro acessível para que os professores da rede pública possam aplicá-las em sala de aula. Para facilitar a visualização das funções trigonométricas foram propostos aos discentes a confecção do ciclo trigonométrico, utilização do bingo da trigonometria, problemas contextualizados e a construção de um “teodolito”, sendo esse utilizado para calcular medidas e alturas. A elaboração desses materiais possibilita uma prática pedagógica que instiga a curiosidade, a compreensão e o raciocínio lógico, superando a concepção baseada nas repetições e memorizações, em vistas a um processo de formação que contemple a construção conhecimento científico significativo dos aprendizes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-08-16T17:22:35Z
2011-08-16T17:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/868
identifier_str_mv MENDES, Patricia Wyse. et al. Uso de material concreto no ensino de trigonometria. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba : Editora Universitária Champagnat, 2009. v. 1. p. 4706-4714. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3164_1725.pdf> Acesso em: 14 ago. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264634683392