A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, André Maio Ezedim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4811
Resumo: Esta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. Teve por objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos quinze anos na Revista Química Nova na Escola, com o intuito de perceber o movimento em relação as propostas de contextualização.As reflexões deste trabalho estão ancoradas nos estudos de Duarte, Luckmann e Berger, Freire, Ricardo, entre outros autores que abordaram aspectos ligados ao tema em questão. A partir de suas contribuições foi possível um maior entendimento dos dados obtidos. Foi utilizada ametodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva, com o intuito de captar as diferentes idéias emergentes dos objetos analisados. Os artigos estudados mostraram que as propostas de contextualização possuem quatro perspectivas divergentes: com foco no cotidiano, sócio-científica, com enfoque no meio ambiente e sócio-histórica. Percebeu-se que algumas apostas se apresentam de maneira mais ampla e problematizadora, em contrapartida a outras que se reduzem a mera exemplificação de conceitos científicos. A pesquisa permitiu um maior entendimento e visão em relação as intencionalidades das propostas que visam contextualizar o ensino de Química. Entretanto, ainda há muito para se refletir em relação a contextualização e seu papel nas metodologias que buscam promover aprendizagens significativas.
id FURG_12f3195686cd7159425511bea4baa368
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4811
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na EscolaContextualizaçãoRealidadeCotidianoContextualizationRealityChemistryEsta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. Teve por objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos quinze anos na Revista Química Nova na Escola, com o intuito de perceber o movimento em relação as propostas de contextualização.As reflexões deste trabalho estão ancoradas nos estudos de Duarte, Luckmann e Berger, Freire, Ricardo, entre outros autores que abordaram aspectos ligados ao tema em questão. A partir de suas contribuições foi possível um maior entendimento dos dados obtidos. Foi utilizada ametodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva, com o intuito de captar as diferentes idéias emergentes dos objetos analisados. Os artigos estudados mostraram que as propostas de contextualização possuem quatro perspectivas divergentes: com foco no cotidiano, sócio-científica, com enfoque no meio ambiente e sócio-histórica. Percebeu-se que algumas apostas se apresentam de maneira mais ampla e problematizadora, em contrapartida a outras que se reduzem a mera exemplificação de conceitos científicos. A pesquisa permitiu um maior entendimento e visão em relação as intencionalidades das propostas que visam contextualizar o ensino de Química. Entretanto, ainda há muito para se refletir em relação a contextualização e seu papel nas metodologias que buscam promover aprendizagens significativas.This thesis aimed to investigate the understandings regarding contextualization in teaching chemistry.The term which is constantly seen on official documents and betted on in Education discipline, but little studied. The object of this study, were articles published over the last fifteen years in the Magazine Química Nova na Escola, in order to perceive the movement regarding the proposed contextualization. The reflections of this work are anchored in studies of Duarte, Berger and Luckmann, Freire, Ricardo, among other authors on aspects related to the topic in question. From their contributions a better understanding of the data was possible. The methodology used was the Textual Discourse Analysis, in order to capture the different emerging ideas of the objects analyzed. The articles studied showed that the proposed contextualization, have four different perspectives: focusing on daily life, social-science, focusing on the environment and socio-history. It was noticed that some bets have a broader field for discussions and query, in contrast to others that are reduced to mere example of scientific concepts. The research led to a greater understanding and insight regarding the intentions of the proposals to contextualize the teaching of chemistry. However, there is still much to reflect on in relation to context and its role in the methodologies which seeks to promote meaningful learning.Galiazzi, Maria do CarmoPinho, André Maio Ezedim2015-04-29T17:55:05Z2015-04-29T17:55:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, André Maio Ezedim. A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos de Revista Química Nova na Escola. 2013. 62 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013http://repositorio.furg.br/handle/1/4811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-04-29T17:55:05Zoai:repositorio.furg.br:1/4811Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-04-29T17:55:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
title A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
spellingShingle A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
Pinho, André Maio Ezedim
Contextualização
Realidade
Cotidiano
Contextualization
Reality
Chemistry
title_short A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
title_full A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
title_fullStr A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
title_full_unstemmed A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
title_sort A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola
author Pinho, André Maio Ezedim
author_facet Pinho, André Maio Ezedim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, André Maio Ezedim
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Realidade
Cotidiano
Contextualization
Reality
Chemistry
topic Contextualização
Realidade
Cotidiano
Contextualization
Reality
Chemistry
description Esta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. Teve por objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos quinze anos na Revista Química Nova na Escola, com o intuito de perceber o movimento em relação as propostas de contextualização.As reflexões deste trabalho estão ancoradas nos estudos de Duarte, Luckmann e Berger, Freire, Ricardo, entre outros autores que abordaram aspectos ligados ao tema em questão. A partir de suas contribuições foi possível um maior entendimento dos dados obtidos. Foi utilizada ametodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva, com o intuito de captar as diferentes idéias emergentes dos objetos analisados. Os artigos estudados mostraram que as propostas de contextualização possuem quatro perspectivas divergentes: com foco no cotidiano, sócio-científica, com enfoque no meio ambiente e sócio-histórica. Percebeu-se que algumas apostas se apresentam de maneira mais ampla e problematizadora, em contrapartida a outras que se reduzem a mera exemplificação de conceitos científicos. A pesquisa permitiu um maior entendimento e visão em relação as intencionalidades das propostas que visam contextualizar o ensino de Química. Entretanto, ainda há muito para se refletir em relação a contextualização e seu papel nas metodologias que buscam promover aprendizagens significativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-29T17:55:05Z
2015-04-29T17:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHO, André Maio Ezedim. A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos de Revista Química Nova na Escola. 2013. 62 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013
http://repositorio.furg.br/handle/1/4811
identifier_str_mv PINHO, André Maio Ezedim. A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos de Revista Química Nova na Escola. 2013. 62 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187237955764224