A contextualização no ensino de Química ao longo de 15 anos da Revista Química Nova na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, André Maio Ezedim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4811
Resumo: Esta dissertação visou investigar as compreensões em relação a contextualização no ensino de Química. Termo que permeia constantemente os documentos oficiais e apostas na área de Educação da disciplina, porém, pouco estudado. Teve por objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos quinze anos na Revista Química Nova na Escola, com o intuito de perceber o movimento em relação as propostas de contextualização.As reflexões deste trabalho estão ancoradas nos estudos de Duarte, Luckmann e Berger, Freire, Ricardo, entre outros autores que abordaram aspectos ligados ao tema em questão. A partir de suas contribuições foi possível um maior entendimento dos dados obtidos. Foi utilizada ametodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva, com o intuito de captar as diferentes idéias emergentes dos objetos analisados. Os artigos estudados mostraram que as propostas de contextualização possuem quatro perspectivas divergentes: com foco no cotidiano, sócio-científica, com enfoque no meio ambiente e sócio-histórica. Percebeu-se que algumas apostas se apresentam de maneira mais ampla e problematizadora, em contrapartida a outras que se reduzem a mera exemplificação de conceitos científicos. A pesquisa permitiu um maior entendimento e visão em relação as intencionalidades das propostas que visam contextualizar o ensino de Química. Entretanto, ainda há muito para se refletir em relação a contextualização e seu papel nas metodologias que buscam promover aprendizagens significativas.
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