A higiene pessoal na contextualização do ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080 |
Resumo: | Orientador: Pedro Faria dos Santos Filho |
id |
UNICAMP-30_df6b2e4b3e080ef9d8605a769c97d074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1063450 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de químicaPersonal hygiene on the chemistry education contextualizationContextualizaçãoQuímica - EnsinoHigieneContextualizationTeaching of chemistryHygieneOrientador: Pedro Faria dos Santos FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de QuímicaResumo: A contextualização dos conceitos científicos é uma ferramenta útil para o ensino de Química por permitir relacioná-los à realidade do estudante, o qual pode então relacionar os novos conhecimentos aos já existentes, favorecendo uma aprendizagem mais efetiva. Nessa direção, decidimos explorar a temática de higiene pessoal, que permite uma abordagem contextualizada e se mostra um valioso recurso para o Ensino de Química. Na primeira parte do trabalho exploramos o tema dos desodorantes e antitranspirantes, priorizando mais os aspectos direcionados para a vivência das pessoas, buscando apresentar alguns conhecimentos químicos envolvidos nesta temática, além de relacioná-los com a evolução histórica e tecnológica dos produtos desodorante e antitranspirante. Posteriormente, exploramos o tema da higiene capilar, em especial os xampus e condicionadores, cuja utilização é bem familiar para todas as pessoas. Entretanto, nesta etapa nos preocupamos em discutir, além dos aspectos associados à vivência das pessoas, os diversos aspectos químicos envolvidos nessa temática. As interações intermoleculares tiveram papel fundamental na interpretação das observações ligadas à utilização destes produtos de higiene e acabaram fornecendo o subsídio necessário para uma interpretação química das observações associadas à higiene capilar. No desenvolvimento do trabalho, redigimos dois textos inéditos, que poderão ser utilizados por alunos e professores, e que abordam estas duas temáticas. Esta estratégia de abordagem foi aplicada junto aos alunos dos cursos de engenharia elétrica e mecânica e a eficiência da proposta foi avaliada a partir de questionários aplicados aos mesmos. Os resultados da aplicação mostraram que a opção por esta estratégia para abordagem das interações intermoleculares, em especial, íon-dipolo, dipolo-dipolo e van der Waals se mostrou eficiente. Além disso, nossa proposta proporcionou uma proximidade muito grande com o universo e a vivência dos alunos, o que permitiu uma discussão muito mais próxima do cotidiano deles. Este fato mostra como o uso dessa estratégia estimula a participação dos alunos em todo o processo de construção do conhecimento. Acreditamos que assim estaremos contribuindo com a formação de melhores professores para atuar principalmente a nível médio e superiorAbstract: The contextualization of scientific concepts is a useful tool for the teaching of chemistry because it allows them to relate them to the student's reality, which can then conect the new knowledge to existing ones, favoring a more effective learning. In this direction, we decided to explore the theme of personal hygiene, which allows a contextualized approach and is a valuable resource for Teaching Chemistry. In the first part of the study, we explored the topic of deodorants and antiperspirants, prioritizing more aspects directed to the experience of people, seeking to present some chemical knowledge involved in this subject, in addition to relating them to the historical and technological evolution of antiperspirant and deodorant products. Subsequently, we explored the subject of hair hygiene, especially the shampoos and conditioners, the use of which is familiar to all people. However, at this stage we are concerned with discussing, in addition to aspects associated with people's experiences, the various chemical aspects involved in this issue. The intermolecular interactions played a fundamental role in the interpretation of the observations related to the use of these hygiene products and ended up providing the necessary support for a chemical interpretation of the observations associated with hair hygiene. In the development of the work, we write two unpublished texts, which can be used by students and teachers, and which address these two themes. This strategy of approach was applied to the students of the courses of Electrical and Mechanical Engineering and the efficiency of the proposal was evaluated by questionnaires applied to them. The results of the application showed that the choice of this strategy to approach intermolecular interactions ion-dipole, dipole-dipole and van der Waals was efficient. In addition, our proposal provided a very close proximity to the universe and the students' experience, which allowed a much closer discussion of their daily lives. This fact shows how the use of this strategy stimulates the participation of students in the whole process of knowledge construction. We believe this way we will be contributing to the formation of better teachers to work at the secondary leveMestradoQuímica InorgânicaMestra em QuímicaCNPQ137312/2016-4[s.n.]Santos Filho, Pedro Faria dos, 1956-Franchi, Silmar José SpinardiGirotto Júnior, GildoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Larissa Rocha, 1993-20182018-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080ALMEIDA, Larissa Rocha. A higiene pessoal na contextualização do ensino de química. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063450Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-05T16:40:17Zoai::1063450Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-05T16:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química Personal hygiene on the chemistry education contextualization |
title |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
spellingShingle |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química Almeida, Larissa Rocha, 1993- Contextualização Química - Ensino Higiene Contextualization Teaching of chemistry Hygiene |
title_short |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
title_full |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
title_fullStr |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
title_full_unstemmed |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
title_sort |
A higiene pessoal na contextualização do ensino de química |
author |
Almeida, Larissa Rocha, 1993- |
author_facet |
Almeida, Larissa Rocha, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Filho, Pedro Faria dos, 1956- Franchi, Silmar José Spinardi Girotto Júnior, Gildo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Programa de Pós-Graduação em Química UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Larissa Rocha, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Química - Ensino Higiene Contextualization Teaching of chemistry Hygiene |
topic |
Contextualização Química - Ensino Higiene Contextualization Teaching of chemistry Hygiene |
description |
Orientador: Pedro Faria dos Santos Filho |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-07-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080 ALMEIDA, Larissa Rocha. A higiene pessoal na contextualização do ensino de química. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Larissa Rocha. A higiene pessoal na contextualização do ensino de química. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635080. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063450 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189135647244288 |