Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolci, Luciana Netto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3373
Resumo: Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
id FURG_1373d454ca20ed7048ecce9527f5c5cb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3373
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docenteEducação estético-ambientalTeatro na educaçãoPrática docenteEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.2013-05-06T19:16:31Z2013-05-06T19:16:31Z2011lectureinfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3373porDolci, Luciana NettoMolon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-05-06T19:16:31Zoai:repositorio.furg.br:1/3373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-05-06T19:16:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
title Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
spellingShingle Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
Dolci, Luciana Netto
Educação estético-ambiental
Teatro na educação
Prática docente
title_short Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
title_full Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
title_fullStr Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
title_full_unstemmed Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
title_sort Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
author Dolci, Luciana Netto
author_facet Dolci, Luciana Netto
Molon, Susana Inês
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolci, Luciana Netto
Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estético-ambiental
Teatro na educação
Prática docente
topic Educação estético-ambiental
Teatro na educação
Prática docente
description Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-05-06T19:16:31Z
2013-05-06T19:16:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv lecture
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3373
identifier_str_mv DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187276861079552