Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3373 |
Resumo: | Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental. |
id |
FURG_1373d454ca20ed7048ecce9527f5c5cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3373 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docenteEducação estético-ambientalTeatro na educaçãoPrática docenteEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.2013-05-06T19:16:31Z2013-05-06T19:16:31Z2011lectureinfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/3373porDolci, Luciana NettoMolon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-05-06T19:16:31Zoai:repositorio.furg.br:1/3373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-05-06T19:16:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
title |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
spellingShingle |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente Dolci, Luciana Netto Educação estético-ambiental Teatro na educação Prática docente |
title_short |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
title_full |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
title_fullStr |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
title_full_unstemmed |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
title_sort |
Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente |
author |
Dolci, Luciana Netto |
author_facet |
Dolci, Luciana Netto Molon, Susana Inês |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Susana Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolci, Luciana Netto Molon, Susana Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estético-ambiental Teatro na educação Prática docente |
topic |
Educação estético-ambiental Teatro na educação Prática docente |
description |
Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-05-06T19:16:31Z 2013-05-06T19:16:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
lecture info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013. http://repositorio.furg.br/handle/1/3373 |
identifier_str_mv |
DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA, 10., 2011, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio grande: FURG, 2011. p. 1-12. Disponível em: <http://www.x_pesquisa.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=28>. Acesso em: 08 abr. 2013. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187276861079552 |