Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klering, Luis Roque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6930
Resumo: O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem desenvolvido no Brasil por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as ideias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo.
id FURG_146a756b8041c5ab337c036057108c36
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6930
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futurosThe navi learning management system: brief history, guiding concepts, implications, potentialities and future enhancementsAmbiente virtual de aprendizagemEnfoque sistêmicoEducação a distânciaVirtual Learning EnvironmentsSystemic approachDistance learningO aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem desenvolvido no Brasil por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as ideias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo.The increased availability and types of Information Technology and Communication (ICT) in the Internet has leveraged its use in the processes of education, whether in courses in classroom mode, either in distance learning (Online Education). The Virtual Learning Environments (VLEs) are structures or web platforms that integrate different tools, resources and ICTs, enabling the realization of synchronous and asynchronous interactions, availability of content, delivery tasks, conducting activities and management of the learning process. Some examples of VLEs include: MOODLE, TelEduc and Blackboard. This experience report presents the unique and innovative aspects of the VLE NAVI, Interactive Learning Environment, that was developed in Brazil at the UFRGS School of Business Administration by a core of researchers and technicians from different backgrounds, but especially from the field of Administration. The constructed virtual environment brings in tow the influences of concepts derived from Management theory, especially Systems Theory. It differs from other known LMSs, for the systemic approach of their organizational structures (and navigation), more horizontal (as a network), flexible, aggregator and multidimensional, rather than the traditional vertical (linear), fixed, separate and unidimensional approach. In addition to a brief history of its development, the paper presents guiding ideas, implications of the use of a VLE with a Systemic approach, and sets potentials and challenges of NAVI platform, resulting from its systemic approach in the field of education, but also potentially in other fields of the Brazilian government.EDGRAF2016-12-15T12:49:03Z2016-12-15T12:49:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKLERING, Luis Roque. Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 79-86, 2014. Disponível em:<https://seer.furg.br/sinergia/article/4904/>. Acesso em: 5 dez. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/6930porKlering, Luis Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-15T12:49:03Zoai:repositorio.furg.br:1/6930Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-15T12:49:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
The navi learning management system: brief history, guiding concepts, implications, potentialities and future enhancements
title Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
spellingShingle Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
Klering, Luis Roque
Ambiente virtual de aprendizagem
Enfoque sistêmico
Educação a distância
Virtual Learning Environments
Systemic approach
Distance learning
title_short Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
title_full Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
title_fullStr Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
title_full_unstemmed Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
title_sort Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
author Klering, Luis Roque
author_facet Klering, Luis Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Enfoque sistêmico
Educação a distância
Virtual Learning Environments
Systemic approach
Distance learning
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Enfoque sistêmico
Educação a distância
Virtual Learning Environments
Systemic approach
Distance learning
description O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem desenvolvido no Brasil por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as ideias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-12-15T12:49:03Z
2016-12-15T12:49:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KLERING, Luis Roque. Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 79-86, 2014. Disponível em:<https://seer.furg.br/sinergia/article/4904/>. Acesso em: 5 dez. 2016.
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/6930
identifier_str_mv KLERING, Luis Roque. Ambiente virtual de aprendizagem navi: breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 79-86, 2014. Disponível em:<https://seer.furg.br/sinergia/article/4904/>. Acesso em: 5 dez. 2016.
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253727395840