Ambiente virtual de aprendizagem navi: Breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4904 |
Resumo: | O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem, desenvolvido no Brasil, por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as idéias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo. |
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