Educação permanente dos serviços públicos de saúde de Florianópolis, Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Mônica Motta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Backes, Vânia Marli Schubert, Ferraz, Fabiane, Prado, Marta Lenise do, Fernandes, Geani Farias Machado, Silva, Luiz Anildo Anacleto, Kloh, Daiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1151
Resumo: O objetivo principal da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores para o setor da saúde. A partir dos pressupostos dessa política, buscou-se analisar a realidade da educação permanente (EP) dos serviços públicos de saúde do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, por meio de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Realizou-se entrevista semi-estruturada com 16 sujeitos responsáveis pelas iniciativas de EP da atenção básica, do setor hospitalar e órgão público municipal e estadual. A análise de conteúdo foi adotada como procedimento analítico dos dados, organizados em três categorias: planejamento das propostas de EP em saúde; metodologia e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas nas ações de EP; e avaliação do processo e dos resultados das ações de EP. Os resultados indicam que os serviços de saúde de Florianópolis caminham a passos lentos, mas progressivos, com iniciativas em EP interessantes, porém pontuais. Verificou-se que a EP não é priorizada frente ao ‘ciclo vicioso’ de dificuldades dos serviços de saúde. Logo, torna-se fundamental uma educação crítica e libertadora que permita despertar mudanças nos trabalhadores no ambiente de trabalho e usuários, com reflexos na qualidade dos serviços de saúde.
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