Produção de narrativas transmidiáticas: uma proposta pedagógica para o uso do smartphone nas aulas de línguas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10256 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal articular e ancorar empiricamente subsídios teóricos para a incorporação pedagógica de smartphones na aula de línguas, sob o viés de uma educação linguística pluralista e crítica (GEE, 2003; COPE; KALANTZIS, 2008). Dito isso, são objetivos específicos deste trabalho: (i) Fazer um levantamento bibliográfico problematizador de trabalhos brasileiros sobre o uso de smartphones na sala de aula de línguas, publicados na última década no campo da Linguística Aplicada, através de um Estado da Arte, a fim de identificar principais temas de estudo e práticas vinculadas a esses dispositivos; (ii) Dialogar criticamente com os trabalhos levantados, a partir do referencial teórico adotado neste estudo; e (iii) Realizar breve intervenção pedagógica com uso de smartphones, através de uma oficina experimental sobre produção de narrativas transmidiáticas, com vistas a explorar o potencial dos dispositivos e a ancorar empiricamente a proposição dos subsídios teóricos. Para tanto, na primeira parte deste trabalho, alinho-me aos Novos Estudos de Letramento (NEL) (HEATH, 1983; STREET, 1984; GEE, 1996) e à Pedagogia dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996), por assumirem a centralidade das práticas de linguagem no universo online. Nessa perspectiva, assumo ser significativo à proposta deste estudo o conceito de educação linguística pluralista e crítica, tal qual proposto por Cope e Kalantzis (2008), que visa a dar conta das multiplicidades culturais e semióticas de um mundo globalmente conectado, frequentemente acessado por meio de dispositivos móveis, a exemplo dos smartphones, e o de aprendizagem crítica (GEE, 2003). Nesse sentido, também me ancoro em Miller (2011) e em sua proposta de divisão de mídias. Tal proposta se faz importante a este trabalho por estarmos imersos em uma Cultura Digital (LÉVY, 1999; MILLER, 2011; JENKINS, 2009). No contexto de uma Cultura Digital marcada pela mudança da Web 1.0 para a 2.0, interessa-me pensar o sujeito que está hoje na escola como um "produsuário" (JENKINS, 2009), isto é, alguém que, em alguma medida, produz em cima dos objetos midiáticos que lhe são dados a consumir. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2008), que é articulada a partir de dois estudos: o primeiro consiste na criação de um Estado da Arte (FERREIRA, 2002) sobre smartphones no ensino de línguas; e o segundo na criação de uma oficina pedagógica experimental, que se propõe como um breve estudo exploratório (GIL, 2002), acerca do uso desses dispositivos para construção de narrativas transmidiáticas, realizada em duas turmas dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2020. O Estado da Arte (FERREIRA, 2002) desenvolvido permitiu reunir elementos que orientaram tanto a condução da oficina pedagógica quanto a articulação de subsídios teóricos para o uso pedagógico de smartphones na aula de línguas. Os resultados encontrados no Estado da Arte apontam que, mesmo com a ascensão dos estudos sobre Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), a maioria dos trabalhos envolvendo as TDIC ainda toma o smartphone apenas como suporte. Já a oficina permitiu identificar e explorar reflexivamente as possibilidades pedagógicas para o trabalho com narrativas transmidiáticas a partir das affordances naturais (BUZATO, 2009; BRAGA; GOMES; MARTINS, 2017) do smartphone. Por fim, aponto, nesta dissertação, os possíveis ganhos de se lançar mão de smartphone em contextos escolares de ensino de línguas, especialmente para o trabalho com narrativas transmidiáticas, e articulo subsídios teóricos que possam servir de referência para a incorporação pedagógica desse dispositivo sob um viés educacional que se proponha pluralista e crítico. |
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Dito isso, são objetivos específicos deste trabalho: (i) Fazer um levantamento bibliográfico problematizador de trabalhos brasileiros sobre o uso de smartphones na sala de aula de línguas, publicados na última década no campo da Linguística Aplicada, através de um Estado da Arte, a fim de identificar principais temas de estudo e práticas vinculadas a esses dispositivos; (ii) Dialogar criticamente com os trabalhos levantados, a partir do referencial teórico adotado neste estudo; e (iii) Realizar breve intervenção pedagógica com uso de smartphones, através de uma oficina experimental sobre produção de narrativas transmidiáticas, com vistas a explorar o potencial dos dispositivos e a ancorar empiricamente a proposição dos subsídios teóricos. Para tanto, na primeira parte deste trabalho, alinho-me aos Novos Estudos de Letramento (NEL) (HEATH, 1983; STREET, 1984; GEE, 1996) e à Pedagogia dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996), por assumirem a centralidade das práticas de linguagem no universo online. Nessa perspectiva, assumo ser significativo à proposta deste estudo o conceito de educação linguística pluralista e crítica, tal qual proposto por Cope e Kalantzis (2008), que visa a dar conta das multiplicidades culturais e semióticas de um mundo globalmente conectado, frequentemente acessado por meio de dispositivos móveis, a exemplo dos smartphones, e o de aprendizagem crítica (GEE, 2003). Nesse sentido, também me ancoro em Miller (2011) e em sua proposta de divisão de mídias. Tal proposta se faz importante a este trabalho por estarmos imersos em uma Cultura Digital (LÉVY, 1999; MILLER, 2011; JENKINS, 2009). No contexto de uma Cultura Digital marcada pela mudança da Web 1.0 para a 2.0, interessa-me pensar o sujeito que está hoje na escola como um "produsuário" (JENKINS, 2009), isto é, alguém que, em alguma medida, produz em cima dos objetos midiáticos que lhe são dados a consumir. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2008), que é articulada a partir de dois estudos: o primeiro consiste na criação de um Estado da Arte (FERREIRA, 2002) sobre smartphones no ensino de línguas; e o segundo na criação de uma oficina pedagógica experimental, que se propõe como um breve estudo exploratório (GIL, 2002), acerca do uso desses dispositivos para construção de narrativas transmidiáticas, realizada em duas turmas dos cursos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2020. O Estado da Arte (FERREIRA, 2002) desenvolvido permitiu reunir elementos que orientaram tanto a condução da oficina pedagógica quanto a articulação de subsídios teóricos para o uso pedagógico de smartphones na aula de línguas. Os resultados encontrados no Estado da Arte apontam que, mesmo com a ascensão dos estudos sobre Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), a maioria dos trabalhos envolvendo as TDIC ainda toma o smartphone apenas como suporte. Já a oficina permitiu identificar e explorar reflexivamente as possibilidades pedagógicas para o trabalho com narrativas transmidiáticas a partir das affordances naturais (BUZATO, 2009; BRAGA; GOMES; MARTINS, 2017) do smartphone. Por fim, aponto, nesta dissertação, os possíveis ganhos de se lançar mão de smartphone em contextos escolares de ensino de línguas, especialmente para o trabalho com narrativas transmidiáticas, e articulo subsídios teóricos que possam servir de referência para a incorporação pedagógica desse dispositivo sob um viés educacional que se proponha pluralista e crítico.The main aim of this research is to articulate and empirically anchor theoretical subsidies for the pedagogical incorporation of smartphones in language classes, under the bias of a pluralistic and critical linguistic education (GEE, 2003; COPE; KALANTZIS, 2008). In order to do so, the specific aims of this work are: (i) To conduct a problematizing bibliographical survey of Brazilian works on the use of smartphones in language classrooms, published in the last decade in the field of Applied Linguistics (AL), through a State of Art, so that it is possible to identify the main studies and practices connected to these devices; (ii) Dialogue critically with the works raised, from the theoretical framework adopted in this study; and (iii) Carry out a brief pedagogical intervention using smartphones, through an experimental workshop on the production of transmedia storytelling, as an opportunity of exploring the potential of devices and empirically anchoring the proposition of theoretical subsidies. Therefore, in the first part of this work, I align myself with the New Literacy Studies (NES) (HEATH, 1983; STREET, 1984; GEE, 1996) and the Pedagogy of Multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996), which assumes the centrality of language practices in the online environment. From this perspective, I assume that the concept of pluralistic and critical linguistic education is significant to this work, as conceptualized by Cope and Kalantzis (2008), which aims to account for the cultural and semiotic multiplicities of a globally connected world that is often accessed through mobile devices, such as smartphones, and critical learning (GEE, 2003). Furthermore, I also rely on Miller (2011) and his media division. His proposal is important to this work because we are immersed in a Digital Culture (LÉVY, 1999; MILLER, 2011; JENKINS, 2009). In the context of a Digital Culture marked by the change from Web 1.0 to 2.0, I am interested in thinking about the learner who is currently at school as a "producer" (JENKINS, 2009), that is someone who, to some extent, produces according to the media objects that it is given to consume. Methodologically, this is an interpretive research (DENZIN; LINCOLN, 2008), which is articulated from two studies: the first consists in the creation of a State of Art (FERREIRA, 2002) on smartphones in language teaching; and the second in the creation of an experimental pedagogical workshop, which is proposed as a brief exploratory study (GIL, 2002), about the use of these devices for the construction of transmedia storytelling, held in two classes of the Languages courses at the Federal University of Rio Grande (FURG), in 2020. The State of Art (FERREIRA, 2002) developed allowed to gather elements that guided both the conduct of the pedagogical workshop and the articulation of theoretical subsidies for the pedagogical use of smartphones in language classes. The results found in the State of Art show that, even with the rise of studies on Digital Technologies of Information and Communication (DTIC), most works involving DTIC still use the smartphone only as a support. The workshop, on the other hand, allowed the identification and reflexive exploration of pedagogical possibilities for working with transmedia storytelling based on the natural affordances (BUZATO, 2009; BRAGA; GOMES; MARTINS, 2017) of the smartphone. Finally, in this work, I point out the possible gains of using the smartphone in language teaching at school contexts, especially for working with transmedia storytelling. I articulate theoretical subsidies that can serve as a reference for the pedagogical incorporation of this device under a educational bias that claims to be pluralistic and critical.Scheifer, Camila LawsonRego, Marianna Collares Soares2021-12-30T23:37:02Z2021-12-30T23:37:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREGO, Marianna Collares Soares. Produção de narrativas transmidiáticas: uma proposta pedagógica para o uso do smartphone nas aulas de línguas. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/10256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-30T23:37:03Zoai:repositorio.furg.br:1/10256Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-30T23:37:03Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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