Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior Bonete, Wilian
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fernandes, Dalvani, Junior, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6980
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano.
id FURG_168ece83de2dccaf5b26a011e907d0aa
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6980
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Historia e Geografia: elementos para um ensino humanistaEnsinoGeografiaHistóriaHumanoEducationGeographyHistoryHumanO presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano.This paper aims to present some reflections about the relationship between the teaching of Geography and History. We advocate for the importance of both disciplines, which we believe to contribute to the formation and understanding of human beings: our space, our societies, historically built, and the dynamic processes involved in space-time processes. Drawing on our classroom daily experience, on the one hand we criticize the teaching and learning processes unrelated to the daily lives of students, and on the other hand we point out some elements to (re) thinking the possible ways for a more humane education.EDGRAF2017-01-05T11:22:43Z2017-01-05T11:22:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6980porJunior Bonete, WilianFernandes, DalvaniJunior, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-05T11:22:43Zoai:repositorio.furg.br:1/6980Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-05T11:22:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
title Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
spellingShingle Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
Junior Bonete, Wilian
Ensino
Geografia
História
Humano
Education
Geography
History
Human
title_short Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
title_full Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
title_fullStr Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
title_full_unstemmed Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
title_sort Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
author Junior Bonete, Wilian
author_facet Junior Bonete, Wilian
Fernandes, Dalvani
Junior, João
author_role author
author2 Fernandes, Dalvani
Junior, João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior Bonete, Wilian
Fernandes, Dalvani
Junior, João
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geografia
História
Humano
Education
Geography
History
Human
topic Ensino
Geografia
História
Humano
Education
Geography
History
Human
description O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-05T11:22:43Z
2017-01-05T11:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/6980
identifier_str_mv JUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187267744759808