Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6980 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano. |
id |
FURG_168ece83de2dccaf5b26a011e907d0aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6980 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanistaEnsinoGeografiaHistóriaHumanoEducationGeographyHistoryHumanO presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano.This paper aims to present some reflections about the relationship between the teaching of Geography and History. We advocate for the importance of both disciplines, which we believe to contribute to the formation and understanding of human beings: our space, our societies, historically built, and the dynamic processes involved in space-time processes. Drawing on our classroom daily experience, on the one hand we criticize the teaching and learning processes unrelated to the daily lives of students, and on the other hand we point out some elements to (re) thinking the possible ways for a more humane education.EDGRAF2017-01-05T11:22:43Z2017-01-05T11:22:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6980porJunior Bonete, WilianFernandes, DalvaniJunior, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-01-05T11:22:43Zoai:repositorio.furg.br:1/6980Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-01-05T11:22:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
title |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
spellingShingle |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista Junior Bonete, Wilian Ensino Geografia História Humano Education Geography History Human |
title_short |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
title_full |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
title_fullStr |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
title_full_unstemmed |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
title_sort |
Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista |
author |
Junior Bonete, Wilian |
author_facet |
Junior Bonete, Wilian Fernandes, Dalvani Junior, João |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Dalvani Junior, João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior Bonete, Wilian Fernandes, Dalvani Junior, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Geografia História Humano Education Geography History Human |
topic |
Ensino Geografia História Humano Education Geography History Human |
description |
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das relações entre o ensino de História e de Geografia. Advogamos pela importância de ambas as disciplinas, que, quando devidamente trabalhadas, podem contribuir para a formação e compreensão dos seres humanos: seu espaço, suas sociedades construídas historicamente e as dinâmicas envolvidas nos processos espaço-temporais. Com base em nossa experiência diária na sala de aula, por um lado criticamos os processos de ensino e aprendizagem desvinculados do cotidiano dos alunos e, por outro, apontamos elementos para se (re)pensar os caminhos possíveis dessas duas disciplinas, por um ensino mais humano. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-05T11:22:43Z 2017-01-05T11:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016. 1519-8502 http://repositorio.furg.br/handle/1/6980 |
identifier_str_mv |
JUNIOR BONETE, Wilian; FERNANDES, Dalvani; JUNIOR, João. Historia e Geografia: elementos para um ensino humanista. Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 39-58, 2013. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3896/2513 > Acesso em: 7 dez. 2016. 1519-8502 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187267744759808 |