A mídia como protagonista na formação da agenda de políticas públicas na área da saúde no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6820 |
Resumo: | A formação da agenda é um dos pontos cruciais a ser levado em conta no ciclo das políticas públicas, pois trata-se do momento em que são definidas as prioridades que irão nortear as decisões dos agentes políticos. Dada a grande importância dessa fase, pretende-se problematizar em que medida ela pode ser alterada pelos meios de comunicação e quais os fatores atribuem-lhes legitimidade para tanto. A mobilização de capital social pela mídia através da difusão da informação ganha relevância se levado em conta o poder de influência dos meios de comunicação em cooptar opinião pública. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da mídia e de seu discurso no processo decisório que resulta na formação da agenda das políticas públicas voltadas à área de saúde. A problematização do tema “formação de agenda” norteará o referencial teórico e metodológico a fim de abordar as questões pertinentes ao campo das políticas públicas de saúde no contexto brasileiro. O problema de pesquisa visa apurar como se configuram as escolhas acerca da formação de agendas em políticas públicas na área da saúde. A hipótese defende a ideia de que a mídia exerce um papel central na escolha das prioridades sociais através do discurso dirigido aos grupos de interesse. Para isso, será desenvolvida uma análise das políticas públicas a partir da sua conceituação, ciclo da política e feita uma observação acerca da influência dos meios de comunicação no campo das políticas públicas na área da saúde, mais especificamente na fase identificada como agenda setting. |
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A mídia como protagonista na formação da agenda de políticas públicas na área da saúde no BrasilInfluência midiáticaFormação da agendaPolíticas públicasInfluence mediaFormation of the agendaPublic policyA formação da agenda é um dos pontos cruciais a ser levado em conta no ciclo das políticas públicas, pois trata-se do momento em que são definidas as prioridades que irão nortear as decisões dos agentes políticos. Dada a grande importância dessa fase, pretende-se problematizar em que medida ela pode ser alterada pelos meios de comunicação e quais os fatores atribuem-lhes legitimidade para tanto. A mobilização de capital social pela mídia através da difusão da informação ganha relevância se levado em conta o poder de influência dos meios de comunicação em cooptar opinião pública. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da mídia e de seu discurso no processo decisório que resulta na formação da agenda das políticas públicas voltadas à área de saúde. A problematização do tema “formação de agenda” norteará o referencial teórico e metodológico a fim de abordar as questões pertinentes ao campo das políticas públicas de saúde no contexto brasileiro. O problema de pesquisa visa apurar como se configuram as escolhas acerca da formação de agendas em políticas públicas na área da saúde. A hipótese defende a ideia de que a mídia exerce um papel central na escolha das prioridades sociais através do discurso dirigido aos grupos de interesse. Para isso, será desenvolvida uma análise das políticas públicas a partir da sua conceituação, ciclo da política e feita uma observação acerca da influência dos meios de comunicação no campo das políticas públicas na área da saúde, mais especificamente na fase identificada como agenda setting.The training agenda is of the crucial points to be taken into account in the cycle of public policies, as this is the moment that the priorities that will guide the decisions of politicians are defined. Given the great importance of this phase, we intend to discuss to what extent it can be changed by the media and what factors give them legitimacy to do so. The mobilization of capital by the media through information dissemination becomes relevant if taken into account the power of influence of the media in co-opting public opinion. This study aims to analyze the influence of the media and his speech in the decision-making process resulting in the formation of the agenda of public policies for health. The theme of questioning "schedule training" will guide the theoretical framework and methodology to address issues relevant to the field of public health policies in the Brazilian context. The research problem aims to determine how to configure the choices about the training schedules in public policies in health. The hypothesis supports the idea that the media plays a central role in the choice of social priorities through the speech addressed to stakeholders. For this, an analysis of public policies from its concept will be developed, the political cycle and made a remark about the influence of the media in the field of public policies in the health sector, specifically in the phase identified as agenda setting.EDGRAF2016-11-29T17:05:09Z2016-11-29T17:05:09Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARCELOS, Márcio; MENEZES, Vinicíus Pereira. A mídia como protagonista na formação da agenda de políticas públicas na área da saúde no Brasil. Juris, v. 23, p. 103-121, 2015. Disponível em: <https://seer.furg.br/juris/article/view/6326>. Acesso em: 28 nov. 2016.1413-3571http://repositorio.furg.br/handle/1/6820porBarcelos, MárcioMenezes, Vinícius Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-29T17:05:09Zoai:repositorio.furg.br:1/6820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-29T17:05:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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