A mídia como protagonista na formação da agenda de políticas públicas na área da saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Márcio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Menezes, Vinícius Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6820
Resumo: A formação da agenda é um dos pontos cruciais a ser levado em conta no ciclo das políticas públicas, pois trata-se do momento em que são definidas as prioridades que irão nortear as decisões dos agentes políticos. Dada a grande importância dessa fase, pretende-se problematizar em que medida ela pode ser alterada pelos meios de comunicação e quais os fatores atribuem-lhes legitimidade para tanto. A mobilização de capital social pela mídia através da difusão da informação ganha relevância se levado em conta o poder de influência dos meios de comunicação em cooptar opinião pública. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da mídia e de seu discurso no processo decisório que resulta na formação da agenda das políticas públicas voltadas à área de saúde. A problematização do tema “formação de agenda” norteará o referencial teórico e metodológico a fim de abordar as questões pertinentes ao campo das políticas públicas de saúde no contexto brasileiro. O problema de pesquisa visa apurar como se configuram as escolhas acerca da formação de agendas em políticas públicas na área da saúde. A hipótese defende a ideia de que a mídia exerce um papel central na escolha das prioridades sociais através do discurso dirigido aos grupos de interesse. Para isso, será desenvolvida uma análise das políticas públicas a partir da sua conceituação, ciclo da política e feita uma observação acerca da influência dos meios de comunicação no campo das políticas públicas na área da saúde, mais especificamente na fase identificada como agenda setting.
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