Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piñeiro, Fabio da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9443
Resumo: A cocriação de valor vem sendo analisada pela academia de forma teórica e empírica a quase 20 anos. Muitos acadêmicos e profissionais se debruçaram sobre este assunto, justamente para entender o aspecto relacional que vem modificando o mundo. A interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os alunos se tornou um desafio na área. Neste trabalho, optou-se por investigar o ambiente educacional com o intuito de compreender a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Duas IES foram objeto deste estudo, localizadas na região sul do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. O estudo contou com uma amostra de 243 alunos distribuídos entre as duas instituições. A pesquisa indicou que, a cocriação de valor em determinado momento, pode ser insuficiente para determinar um bom relacionamento entre IES e acadêmicos. Os resultados demonstram que a cocriação de valor tem pouco poder de explicação sobre a satisfação, porém, essa premissa é estatisticamente aceita, ou seja, a relação existe e é suportada. No que tange aos outros objetivos, os resultados indicaram relação positiva e significativa entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Todas as relações abordadas foram suportadas estatisticamente. Os resultados indicaram também, que 67% da imagem da instituição pode ser justificada pela relação entre a cocriação de valor, satisfação e a lealdade do aluno. É possível afirmar que, a cocriação de valor se tratada de forma isolada, pode não explicar de forma plena algumas manifestações, porém, se combinada com outros constructos os resultados podem levar a percepções positivas do aluno quanto a imagem que ele tem da instituição. Portanto, o modelo proposto que analisa a cocriação de valor, permite identificar que as relações existentes entre aluno e instituição de ensino superior precisam gerar valor, que, a combinação entre os constructos tem o intuito de melhorar o relacionamento entre as partes.
id FURG_18790d63bec84c2234bd3e51c0787d73
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9443
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituiçãoCocriação de valorSatisfaçãoLealdadeImagem da instituiçãoValue co-creationSatisfactionLoyaltyInstitution imageA cocriação de valor vem sendo analisada pela academia de forma teórica e empírica a quase 20 anos. Muitos acadêmicos e profissionais se debruçaram sobre este assunto, justamente para entender o aspecto relacional que vem modificando o mundo. A interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os alunos se tornou um desafio na área. Neste trabalho, optou-se por investigar o ambiente educacional com o intuito de compreender a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Duas IES foram objeto deste estudo, localizadas na região sul do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. O estudo contou com uma amostra de 243 alunos distribuídos entre as duas instituições. A pesquisa indicou que, a cocriação de valor em determinado momento, pode ser insuficiente para determinar um bom relacionamento entre IES e acadêmicos. Os resultados demonstram que a cocriação de valor tem pouco poder de explicação sobre a satisfação, porém, essa premissa é estatisticamente aceita, ou seja, a relação existe e é suportada. No que tange aos outros objetivos, os resultados indicaram relação positiva e significativa entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Todas as relações abordadas foram suportadas estatisticamente. Os resultados indicaram também, que 67% da imagem da instituição pode ser justificada pela relação entre a cocriação de valor, satisfação e a lealdade do aluno. É possível afirmar que, a cocriação de valor se tratada de forma isolada, pode não explicar de forma plena algumas manifestações, porém, se combinada com outros constructos os resultados podem levar a percepções positivas do aluno quanto a imagem que ele tem da instituição. Portanto, o modelo proposto que analisa a cocriação de valor, permite identificar que as relações existentes entre aluno e instituição de ensino superior precisam gerar valor, que, a combinação entre os constructos tem o intuito de melhorar o relacionamento entre as partes.Value co-creation has been analyzed by the academy in a theoretical and empirical way for almost 20 years. Many academics and professionals have studied this subject, precisely to understand the relational aspect that has been changing the world. The interaction between Higher Education Institutions (HEIs) and students has become a challenge in the area. In this work, we chose to investigate the educational environment in order to understand the relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the institution. Two HEIs were the object of this study, a requirement in the southern region of Rio Grande do Sul, the Federal University of Rio Grande (FURG) and the Senac Pelotas Faculty of Technology. The study had a sample of 243 students distributed between the two institutions. Research has indicated that a co-creation of value at a given time may be insufficient to determine a good relationship between HEIs and academics. The results demonstrate that the co-creation of value has little explanatory power on satisfaction, however, this premise is statistically accepted, that is, the relationship exists and is supported. Not with regard to the other objectives, the results indicated a positive and significant relationship between the co-creation of value, satisfaction, loyalty and image of the institution. All the relationships addressed were supported statistically. The results also indicated that 67% of the institution's image can be justified by the relationship between the co-creation of value, satisfaction and student loyalty. It is possible to affirm that the cocreation of value if treated in isolation, may not fully explain some manifestations, however, if combined with other constructs the results can lead to positive perceptions of the student regarding the image he has of the institution. Therefore, the proposed model that analyzes a co-creation of value, allows to identify which existing relationships between student and higher education institution generate value, which, a combination between the constructs is intended to improve the relationship between the parties.Cunha, Fernando RafaelPiñeiro, Fabio da Silva2021-05-14T19:10:18Z2021-05-14T19:10:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIÑEIRO, Fabio da Silva. Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/9443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-05-14T19:10:18Zoai:repositorio.furg.br:1/9443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-05-14T19:10:18Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
title Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
spellingShingle Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
Piñeiro, Fabio da Silva
Cocriação de valor
Satisfação
Lealdade
Imagem da instituição
Value co-creation
Satisfaction
Loyalty
Institution image
title_short Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
title_full Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
title_fullStr Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
title_full_unstemmed Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
title_sort Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição
author Piñeiro, Fabio da Silva
author_facet Piñeiro, Fabio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Fernando Rafael
dc.contributor.author.fl_str_mv Piñeiro, Fabio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de valor
Satisfação
Lealdade
Imagem da instituição
Value co-creation
Satisfaction
Loyalty
Institution image
topic Cocriação de valor
Satisfação
Lealdade
Imagem da instituição
Value co-creation
Satisfaction
Loyalty
Institution image
description A cocriação de valor vem sendo analisada pela academia de forma teórica e empírica a quase 20 anos. Muitos acadêmicos e profissionais se debruçaram sobre este assunto, justamente para entender o aspecto relacional que vem modificando o mundo. A interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os alunos se tornou um desafio na área. Neste trabalho, optou-se por investigar o ambiente educacional com o intuito de compreender a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Duas IES foram objeto deste estudo, localizadas na região sul do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. O estudo contou com uma amostra de 243 alunos distribuídos entre as duas instituições. A pesquisa indicou que, a cocriação de valor em determinado momento, pode ser insuficiente para determinar um bom relacionamento entre IES e acadêmicos. Os resultados demonstram que a cocriação de valor tem pouco poder de explicação sobre a satisfação, porém, essa premissa é estatisticamente aceita, ou seja, a relação existe e é suportada. No que tange aos outros objetivos, os resultados indicaram relação positiva e significativa entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. Todas as relações abordadas foram suportadas estatisticamente. Os resultados indicaram também, que 67% da imagem da instituição pode ser justificada pela relação entre a cocriação de valor, satisfação e a lealdade do aluno. É possível afirmar que, a cocriação de valor se tratada de forma isolada, pode não explicar de forma plena algumas manifestações, porém, se combinada com outros constructos os resultados podem levar a percepções positivas do aluno quanto a imagem que ele tem da instituição. Portanto, o modelo proposto que analisa a cocriação de valor, permite identificar que as relações existentes entre aluno e instituição de ensino superior precisam gerar valor, que, a combinação entre os constructos tem o intuito de melhorar o relacionamento entre as partes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-14T19:10:18Z
2021-05-14T19:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIÑEIRO, Fabio da Silva. Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9443
identifier_str_mv PIÑEIRO, Fabio da Silva. Cocriação de valor no ensino superior: Um estudo sobre a relação entre a cocriação de valor, satisfação, lealdade e imagem da instituição. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384411166998528