Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8722
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, realizada noPrograma de Pós-graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federaldo Rio Grande (FURG) que tem como objetivo problematizar como mulheresambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e aEducação Ambiental. Os caminhos teóricos metodológicos foram tramados apartir das leituras de autores da filosofia da diferença, como FriedrichNietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nesta pesquisa,conduziu-se a partir da questão das relações entre sujeito e verdade, conceitosimportantes nas obras dos autores Nietzsche e Foucault, deste último nosaprofundamos também nos conceitos de subjetividade, subjetivação. A partirdas leituras de Deleuze e Guattari buscou-se um devir-menor ao olhar para asnarrativas das mulheres, para as vias de singularização de educaçãoambiental/educações ambientais produzida nos interstícios do pampa gaúcho.Tomou-se como questões de pesquisa: Como se constituem as relações com anatureza de mulheres ambientalistas no pampa gaúcho? Como se constroemnarrativas de educação ambiental/educações ambientais a partir dos trabalhosdesenvolvidos por três mulheres no pampa gaúcho? Que Educações Ambientaispossíveis há nos espaços do pampa gaúcho? Nesta pesquisa realizamos umainvestigação narrativa em que analisamos as narrativas de três mulheresambientalistas do pampa - Aradia, Dona Corunilha e Lala. Através um devirmenor para escutar estas vozes de vidas infames, suas experiências de vida coma educação ambiental, tramou-se a arte e a filosofia para intensificar esteencontro. Com tudo isso, na finalização desta pesquisa, foi possível considerarque as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram suas relações com anatureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídaspor um sentimento, que chamamos de sentimento pampeano e que possuivestígios da nossa cultura e história pampeana; assim como marcas nas relaçõesentre as mulheres e a natureza em que o cuidado pelo lugar recorre; e tambémpor rastros de uma educação ambiental que faz parte da vida destas mulherescom um intenso apelo pelas relações de pertencimento ambiental, entendendo ohumano como parte da natureza.
id FURG_19f95fc2f26e39ef2e07767033480c5b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8722
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambientalEducação ambientalFilosofia da diferençaMulheresPampaNaturezaEnvironmental educationPhilosophy of differenceWmenNatureO presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, realizada noPrograma de Pós-graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federaldo Rio Grande (FURG) que tem como objetivo problematizar como mulheresambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e aEducação Ambiental. Os caminhos teóricos metodológicos foram tramados apartir das leituras de autores da filosofia da diferença, como FriedrichNietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nesta pesquisa,conduziu-se a partir da questão das relações entre sujeito e verdade, conceitosimportantes nas obras dos autores Nietzsche e Foucault, deste último nosaprofundamos também nos conceitos de subjetividade, subjetivação. A partirdas leituras de Deleuze e Guattari buscou-se um devir-menor ao olhar para asnarrativas das mulheres, para as vias de singularização de educaçãoambiental/educações ambientais produzida nos interstícios do pampa gaúcho.Tomou-se como questões de pesquisa: Como se constituem as relações com anatureza de mulheres ambientalistas no pampa gaúcho? Como se constroemnarrativas de educação ambiental/educações ambientais a partir dos trabalhosdesenvolvidos por três mulheres no pampa gaúcho? Que Educações Ambientaispossíveis há nos espaços do pampa gaúcho? Nesta pesquisa realizamos umainvestigação narrativa em que analisamos as narrativas de três mulheresambientalistas do pampa - Aradia, Dona Corunilha e Lala. Através um devirmenor para escutar estas vozes de vidas infames, suas experiências de vida coma educação ambiental, tramou-se a arte e a filosofia para intensificar esteencontro. Com tudo isso, na finalização desta pesquisa, foi possível considerarque as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram suas relações com anatureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídaspor um sentimento, que chamamos de sentimento pampeano e que possuivestígios da nossa cultura e história pampeana; assim como marcas nas relaçõesentre as mulheres e a natureza em que o cuidado pelo lugar recorre; e tambémpor rastros de uma educação ambiental que faz parte da vida destas mulherescom um intenso apelo pelas relações de pertencimento ambiental, entendendo ohumano como parte da natureza.The present work is about a master's dissertation, held in the Graduate Programin Environmental Education, at the Federal University of Rio Grande (FURG)which aims to problematize how women environmentalists of the pampa gauchonarrate their relationship with nature and environmental education. Thetheoretical-methodological paths were devised from the readings of authors ofthe philosophy of difference, such as Friedrich Nietzsche, Michel Foucault,Gilles Deleuze, and Félix Guattari. In this research, it was conducted from thequestion of the relations between subject and truth, important concepts in theworks of the authors Nietzsche and Foucault, of the latter we also delve into theconcepts of subjectivity, subjectivation. From the readings of Deleuze andGuattari, a minor turning-off was sought when looking at women's narratives, tothe ways of singularization of environmental education / environmentaleducation produced in the interstices of the pampa gaucho. It was taken asresearch questions: How are the relations with the nature of environmentalistwomen in the gaucho pampa? How are environmental education/environmental education narratives constructed from the works developed bythree women in the pampa gaucho? What Environmental Education is possiblein the spaces of the pampa gaucho? In this research, we carry out a narrativeinvestigation in which we analyze the narratives of three womenenvironmentalists from the pampa - Aradia, Dona Corunilha and Lala. Througha lesser becoming to listen to these voices of infamous lives, their lifeexperiences with environmental education, art and philosophy were worked outto intensify this encounter. With all this, at the conclusion of this research, itwas possible to consider that the environmentalist women of the pampasgauchos narrate their relations with nature and environmental educationmobilized, crossed, constituted by a feeling, which we call the PampasSentiment and which has vestiges of our pampas culture and history; as well asmarks in the relations between the women and the nature in which the care bythe place resorts; and also by traces of an environmental education that is partof the life of these women with an intense appeal for the relationships ofenvironmental belonging, understanding the human as part of nature.Environmental Education; Philosophy of Difference; Women;pampa; nature.Henning, Paula CorrêaSchlee, Juliana Corrêa Pereira2020-05-18T08:11:11Z2020-05-18T08:11:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHLEE, Juliana Corrêa Pereira. Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/8722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-12-20T19:27:34Zoai:repositorio.furg.br:1/8722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-12-20T19:27:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
title Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
spellingShingle Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Educação ambiental
Filosofia da diferença
Mulheres
Pampa
Natureza
Environmental education
Philosophy of difference
Wmen
Nature
title_short Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
title_full Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
title_fullStr Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
title_full_unstemmed Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
title_sort Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental
author Schlee, Juliana Corrêa Pereira
author_facet Schlee, Juliana Corrêa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlee, Juliana Corrêa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Filosofia da diferença
Mulheres
Pampa
Natureza
Environmental education
Philosophy of difference
Wmen
Nature
topic Educação ambiental
Filosofia da diferença
Mulheres
Pampa
Natureza
Environmental education
Philosophy of difference
Wmen
Nature
description O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, realizada noPrograma de Pós-graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federaldo Rio Grande (FURG) que tem como objetivo problematizar como mulheresambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e aEducação Ambiental. Os caminhos teóricos metodológicos foram tramados apartir das leituras de autores da filosofia da diferença, como FriedrichNietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nesta pesquisa,conduziu-se a partir da questão das relações entre sujeito e verdade, conceitosimportantes nas obras dos autores Nietzsche e Foucault, deste último nosaprofundamos também nos conceitos de subjetividade, subjetivação. A partirdas leituras de Deleuze e Guattari buscou-se um devir-menor ao olhar para asnarrativas das mulheres, para as vias de singularização de educaçãoambiental/educações ambientais produzida nos interstícios do pampa gaúcho.Tomou-se como questões de pesquisa: Como se constituem as relações com anatureza de mulheres ambientalistas no pampa gaúcho? Como se constroemnarrativas de educação ambiental/educações ambientais a partir dos trabalhosdesenvolvidos por três mulheres no pampa gaúcho? Que Educações Ambientaispossíveis há nos espaços do pampa gaúcho? Nesta pesquisa realizamos umainvestigação narrativa em que analisamos as narrativas de três mulheresambientalistas do pampa - Aradia, Dona Corunilha e Lala. Através um devirmenor para escutar estas vozes de vidas infames, suas experiências de vida coma educação ambiental, tramou-se a arte e a filosofia para intensificar esteencontro. Com tudo isso, na finalização desta pesquisa, foi possível considerarque as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram suas relações com anatureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídaspor um sentimento, que chamamos de sentimento pampeano e que possuivestígios da nossa cultura e história pampeana; assim como marcas nas relaçõesentre as mulheres e a natureza em que o cuidado pelo lugar recorre; e tambémpor rastros de uma educação ambiental que faz parte da vida destas mulherescom um intenso apelo pelas relações de pertencimento ambiental, entendendo ohumano como parte da natureza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-18T08:11:11Z
2020-05-18T08:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHLEE, Juliana Corrêa Pereira. Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8722
identifier_str_mv SCHLEE, Juliana Corrêa Pereira. Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187237996658688