Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978 |
Resumo: | O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano. |
id |
FURG-9_a08e10489ea6894533fcdd5496bbf064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/10978 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampaEducação AmbientalPampaMulheresO artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1097810.14295/remea.v39i2.10978REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 415-4351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978/9808Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchlee, Juliana Corrêa PereiraHenning, Paula CorrêaRibeiro, Paula Regina Costa2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/10978Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
title |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
spellingShingle |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa Schlee, Juliana Corrêa Pereira Educação Ambiental Pampa Mulheres |
title_short |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
title_full |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
title_fullStr |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
title_full_unstemmed |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
title_sort |
Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa |
author |
Schlee, Juliana Corrêa Pereira |
author_facet |
Schlee, Juliana Corrêa Pereira Henning, Paula Corrêa Ribeiro, Paula Regina Costa |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Paula Corrêa Ribeiro, Paula Regina Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlee, Juliana Corrêa Pereira Henning, Paula Corrêa Ribeiro, Paula Regina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Pampa Mulheres |
topic |
Educação Ambiental Pampa Mulheres |
description |
O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978 10.14295/remea.v39i2.10978 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v39i2.10978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978/9808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 415-435 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787294973952 |