Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa, Ribeiro, Paula Regina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978
Resumo: O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.
id FURG-9_a08e10489ea6894533fcdd5496bbf064
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/10978
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampaEducação AmbientalPampaMulheresO artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1097810.14295/remea.v39i2.10978REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 415-4351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978/9808Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchlee, Juliana Corrêa PereiraHenning, Paula CorrêaRibeiro, Paula Regina Costa2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/10978Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
title Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
spellingShingle Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Educação Ambiental
Pampa
Mulheres
title_short Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
title_full Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
title_fullStr Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
title_full_unstemmed Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
title_sort Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
author Schlee, Juliana Corrêa Pereira
author_facet Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Henning, Paula Corrêa
Ribeiro, Paula Regina Costa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
Ribeiro, Paula Regina Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlee, Juliana Corrêa Pereira
Henning, Paula Corrêa
Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Pampa
Mulheres
topic Educação Ambiental
Pampa
Mulheres
description O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978
10.14295/remea.v39i2.10978
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978
identifier_str_mv 10.14295/remea.v39i2.10978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/10978/9808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 415-435
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787294973952