Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheinheimer, Cristine Gerhardt
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Guerra, Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6923
Resumo: Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.
id FURG_1acc77b43617c1f8ae964d180bf6e22e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6923
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolarEducation Processes Associated With Interventions As A Strategy To Introduce Environmental Education Into The School ContextEducação AmbientalProcesso formativoPesquisa-ação-participativaEnvironmental EducationEducation processParticipatory action-researchNeste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.This paper describes an education process in Environmental Education which was carried out from 2005 to 2008 in two interdependent steps: (1) a study group was created to investigate environmental themes which involve teachers and (2) socio-environmental projects were developed in schools. This study aims at analyzing whether there were changes in the teachers’ praxis and in their schools as a result of this process. Taking into account the critical and changing perspective of Environmental Education, we chose participatory action-research as our methodology. Our tools for data collection were participatory observation and interviews which were made with a focal group. Discursive textual analysis was used for analyzing and interpreting the data. This process resulted in: (a) relation between the contents of the syllabus and school life; (b) practical and critical application of the contents developed in this process; (c) connection between contents and the problematization of life; (d) a political-pedagogical project collectively constructed; (e) bonds between school and community; and (f) the concrete possibility that teachers will be able to interweave teaching and research, systematic reflection and their work as teachers. We concluded that education processes in Environmental Education, associated with projects that use participatory action-research, may become a way to introduce environmental themes into school and to change that reality which was under investigation as wel.EDGRAF2016-12-15T00:33:17Z2016-12-15T00:33:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRHEINHEIMER, Cristine Gerhardt; GUERRA,Teresinha. Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar. . Ambiente & Educação, v. 15, n.2, p. 91-120, 2010. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view /1020 >. Acesso em: 06 dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6923porRheinheimer, Cristine GerhardtGuerra, Terezinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-12-15T00:33:17Zoai:repositorio.furg.br:1/6923Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-12-15T00:33:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
Education Processes Associated With Interventions As A Strategy To Introduce Environmental Education Into The School Context
title Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
spellingShingle Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
Rheinheimer, Cristine Gerhardt
Educação Ambiental
Processo formativo
Pesquisa-ação-participativa
Environmental Education
Education process
Participatory action-research
title_short Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
title_full Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
title_fullStr Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
title_full_unstemmed Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
title_sort Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
author Rheinheimer, Cristine Gerhardt
author_facet Rheinheimer, Cristine Gerhardt
Guerra, Terezinha
author_role author
author2 Guerra, Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rheinheimer, Cristine Gerhardt
Guerra, Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Processo formativo
Pesquisa-ação-participativa
Environmental Education
Education process
Participatory action-research
topic Educação Ambiental
Processo formativo
Pesquisa-ação-participativa
Environmental Education
Education process
Participatory action-research
description Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-12-15T00:33:17Z
2016-12-15T00:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RHEINHEIMER, Cristine Gerhardt; GUERRA,Teresinha. Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar. . Ambiente & Educação, v. 15, n.2, p. 91-120, 2010. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view /1020 >. Acesso em: 06 dez. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6923
identifier_str_mv RHEINHEIMER, Cristine Gerhardt; GUERRA,Teresinha. Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar. . Ambiente & Educação, v. 15, n.2, p. 91-120, 2010. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view /1020 >. Acesso em: 06 dez. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244636241920