Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRASIL, Rogério Victor Maas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_1b101e821df46d1ddb76892d0f9c652a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11420
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RSEducação HistóricaAprendizagem HistóricaHistória em quadrinhosHistoric EducationHistorical LearningComic BooksDissertação (mestrado)No presente trabalho tive como objetivo investigar dentro do conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, como se dá ou não a aprendizagem histórica dos alunos a partir da utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem. As pesquisas foram feitas em uma escola de ensino médio com alunos do terceiro ano. A partirdo aporte teórico da Educação Histórica foi realizada uma investigação que utilizou da unidade temática investigativa baseada no paradigma da aula-oficina de Isabel Barca. As histórias em quadrinhos serviram de recurso didático nessa pesquisa objetivando compreender se ao final de todo o processo investigativo houve ou não aprendizagem histórica por parte deles.Abstract In this present study had as objective to investigate within a group of researches about Historic Education, as occurs or not the students’ historical learning from the use of comics as a teaching and learning tool. The research was conducted in a Secondary School with students of the third year. Using the theoretical basis of the Historical Education was conducted an investigation that used the investigative thematic unit based on the paradigm of Isabel Barca’s lecture-workshop. The comic books served as a didactic resource in this research aiming to understand if in the end of the entire investigative process had or not historical learning on their part.MATOS, Julia SilveiraBRASIL, Rogério Victor Maas2024-02-07T00:47:12Z2024-02-07T00:47:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-07T00:47:14Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-07T00:47:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
title Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
spellingShingle Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
BRASIL, Rogério Victor Maas
Educação Histórica
Aprendizagem Histórica
História em quadrinhos
Historic Education
Historical Learning
Comic Books
title_short Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
title_full Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
title_fullStr Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
title_full_unstemmed Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
title_sort Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
author BRASIL, Rogério Victor Maas
author_facet BRASIL, Rogério Victor Maas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MATOS, Julia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv BRASIL, Rogério Victor Maas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica
Aprendizagem Histórica
História em quadrinhos
Historic Education
Historical Learning
Comic Books
topic Educação Histórica
Aprendizagem Histórica
História em quadrinhos
Historic Education
Historical Learning
Comic Books
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-02-07T00:47:12Z
2024-02-07T00:47:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420
identifier_str_mv BRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278326988800