Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) |
id |
FURG_1b101e821df46d1ddb76892d0f9c652a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/11420 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RSEducação HistóricaAprendizagem HistóricaHistória em quadrinhosHistoric EducationHistorical LearningComic BooksDissertação (mestrado)No presente trabalho tive como objetivo investigar dentro do conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, como se dá ou não a aprendizagem histórica dos alunos a partir da utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem. As pesquisas foram feitas em uma escola de ensino médio com alunos do terceiro ano. A partirdo aporte teórico da Educação Histórica foi realizada uma investigação que utilizou da unidade temática investigativa baseada no paradigma da aula-oficina de Isabel Barca. As histórias em quadrinhos serviram de recurso didático nessa pesquisa objetivando compreender se ao final de todo o processo investigativo houve ou não aprendizagem histórica por parte deles.Abstract In this present study had as objective to investigate within a group of researches about Historic Education, as occurs or not the students’ historical learning from the use of comics as a teaching and learning tool. The research was conducted in a Secondary School with students of the third year. Using the theoretical basis of the Historical Education was conducted an investigation that used the investigative thematic unit based on the paradigm of Isabel Barca’s lecture-workshop. The comic books served as a didactic resource in this research aiming to understand if in the end of the entire investigative process had or not historical learning on their part.MATOS, Julia SilveiraBRASIL, Rogério Victor Maas2024-02-07T00:47:12Z2024-02-07T00:47:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-07T00:47:14Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-07T00:47:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
title |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
spellingShingle |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS BRASIL, Rogério Victor Maas Educação Histórica Aprendizagem Histórica História em quadrinhos Historic Education Historical Learning Comic Books |
title_short |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
title_full |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
title_fullStr |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
title_full_unstemmed |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
title_sort |
Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS |
author |
BRASIL, Rogério Victor Maas |
author_facet |
BRASIL, Rogério Victor Maas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MATOS, Julia Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRASIL, Rogério Victor Maas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica Aprendizagem Histórica História em quadrinhos Historic Education Historical Learning Comic Books |
topic |
Educação Histórica Aprendizagem Histórica História em quadrinhos Historic Education Historical Learning Comic Books |
description |
Dissertação (mestrado) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2024-02-07T00:47:12Z 2024-02-07T00:47:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420 |
identifier_str_mv |
BRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187278326988800 |