Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kila, William Vaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11461
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_1b5c582c5878f7ac79310fe946253358
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11461
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Milevarejo eletrônicolast milesustentabilidade socialconsumidorintenção de compraconfiançaelectronic retailsocial sustainabilityconsumerpurchase intentiontrustDissertação (mestrado)Na contemporaneidade, uma etapa em especial do varejo eletrônico tem chamado atenção. Esta refere-se à entrega last mile (última milha), que compreende o transporte de mercadorias para o destinatário final. Essa etapa é de extrema relevância e decisiva para a experiência do consumidor, pois é quando este poderá verificar em que condições chegou sua mercadoria. Para mais, os consumidores progressivamente demonstram preocupações com questões ligadas à sustentabilidade social da cadeia logística. Nesta conjuntura, se faz necessário analisar o efeito da divulgação das atividades de monitoramento do fornecedor (AMF) na intenção de compra e confiança dos consumidores do varejo eletrônico no contexto das práticas de sustentabilidade social na logística last mile. Para esse propósito, foi realizado um experimento baseado em cenário, que por meio de dramatização de situações complexas, verificou como os compradores são influenciados pela divulgação das AMF dos varejistas eletrônicos. A coleta de dados, foi realizada por meio de vinheta composta em módulo comum e desenho fatorial 2x2 (varejista eletrônico que divulga suas AMF x não divulga) x (varejista que possui relação com seu fornecedor last mile com foco no curto prazo x foco no longo prazo) entre os sujeitos. Os dados foram analisados por meio da regressão múltipla com a macro Process. A pesquisa visa corroborar com a literatura ao analisar o efeito da divulgação das AMF na intenção de compra e confiança do consumidor final. Além disso, a pesquisa amplia as realizadas anteriormente ao verificar o papel moderador das práticas de relacionamento entre varejistas e seus fornecedores last mile. Deste modo, a pesquisa identificou que quando o varejista eletrônico divulga as AMF no que diz respeito a responsabilidade social de seu transportador last mile este auferi elevação na confiança do consumidor. Tais achados ratificam estudos anteriores que identificaram a confiança como predecessora da intenção de compra. Ademais, o estudo sugere que a divulgação das AMF aufere ganhos significativos para a cadeia logística ao promover a satisfação do consumidor; além do mais, corrobora com evidências empíricas de que os consumidores desejam produtos feitos de forma sustentável. Por conseguinte, espera-se que os resultados aqui obtidos auxiliem gestores e pesquisadores ligados as temáticas de Gestão de Operações e Logística, principalmente no que concerne aos assuntos relacionados ao varejo eletrônico e à sustentabilidade social nas entregas last mile.In contemporary times, one stage in particular in e-retailing has drawn attention. This refers to last mile delivery, which comprises the transport of goods to the final recipient. This stage is extremely relevant and decisive for the consumer's experience, because it is when he can check in what condition his merchandise arrived. Furthermore, consumers are progressively showing concern with issues related to the social sustainability of the logistics chain. At this conjuncture, it becomes necessary to analyze the effect of the disclosure of the supplier's monitoring activities (MFA) on the purchase intention and confidence of e-retail consumers in the context of social sustainability practices in last mile logistics. For this purpose, a scenario-based experiment was conducted, which by dramatizing complex situations, verified how shoppers are influenced by e-retailers' MFA disclosure. Data collection, was conducted through common module composite vignette and 2x2 factorial design (e-tailer that discloses its MFA vs. does not disclose) x (retailer that has relationship with its last mile supplier with short term focus vs. long term focus) across subjects. The data was analyzed using multiple regression with Macro Process. The research aims to corroborate with the literature by analyzing the effect of MFA disclosure on final consumer purchase intention and trust. In addition, the research extends those conducted previously by examining the moderating role of relationship practices between retailers and their last mile suppliers. Thus, the research found that when e-retailers disclose MFAs concerning the social responsibility of their last mile carrier, they enjoy an increase in consumer confidence. These findings confirm previous studies that identified trust as a predictor of purchase intention. Furthermore, the study suggests that MFA disclosure yields significant gains for the supply chain by promoting consumer satisfaction; moreover, it corroborates empirical evidence that consumers desire products made in a sustainable way. Therefore, it is expected that the results obtained here will help managers and researchers linked to the themes of Operations Management and Logistics, especially concerning issues related to electronic retailing and social sustainability in last mile deliveries.Tondolo, Vilmar Antonio GonçalvesKila, William Vaz2024-02-15T02:57:08Z2024-02-15T02:57:08Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKILA, William Vaz. Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Administração, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-15T02:57:09Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11461Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-15T02:57:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
title Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
spellingShingle Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
Kila, William Vaz
varejo eletrônico
last mile
sustentabilidade social
consumidor
intenção de compra
confiança
electronic retail
social sustainability
consumer
purchase intention
trust
title_short Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
title_full Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
title_fullStr Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
title_full_unstemmed Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
title_sort Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile
author Kila, William Vaz
author_facet Kila, William Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Kila, William Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv varejo eletrônico
last mile
sustentabilidade social
consumidor
intenção de compra
confiança
electronic retail
social sustainability
consumer
purchase intention
trust
topic varejo eletrônico
last mile
sustentabilidade social
consumidor
intenção de compra
confiança
electronic retail
social sustainability
consumer
purchase intention
trust
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-15T02:57:08Z
2024-02-15T02:57:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KILA, William Vaz. Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Administração, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11461
identifier_str_mv KILA, William Vaz. Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Administração, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384397276512256